03 agosto 2006

geração Alt Tab

Muito interessante a entrevista de Nelson Preto na revista A Rede, sobre a inclusão digital.

"...a meninada tem um jeito alt-tab de ser. O jeito alt-tab de ser é esse de processar múltiplas coisas simultaneamente; então, no momento em que o jovem processa múltiplas coisas simultaneamente, leva em frente uma dimensão de construir o pensar que é diferente de uns tempos atrás.E essa diferença tem uma relação direta com esses elementos tecnológicos do mundo contemporâneo. Apropriar-se dessas tecnologias como uma mera ferramenta, do meu ponto de vista, é jogar dinheiro fora. Colocar computador, recursos multimídia e não sei mais o quê para a mesma educação tradicional, de consumo de informações, é um equívoco. Ou nós trazemos essas tecnologias com a perspectiva de modificar a forma de como se ensina e de como se apreende — e isso significa, fundamentalmente, entender a interatividade e a possibilidade da interatividade como sendo o grande elemento modificador dessas relações —, ou vamos continuar formando cidadãos que são meros consumidores de informações. O que nós precisamos— e essa é a chave do que eu defendo — é formar cidadãos produtores de cultura e de conhecimento. E, para isso, a tecnologia é fascinante."
Leia a entrevista completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)