SOBRE




Marli Dagnese Fiorentin, descendente de imigrantes italianos, nasci e vivo em Nova Bassano, na Serra Gaúcha.   Morei em Porto Alegre, no tempo da Universidade, mas voltei às minhas raízes, na minha cidade natal. Com o acesso à Internet, o  mundo ficou pequeno. Tenho   muitos amigos espalhados por aí, a quem prezo muito. Sou uma educadora  apaixonada. Estou convicta de  que educação o mundo pode ser mudado. Costumo pegar emprestadas palavras do mestre Paulo Freire para nortear minha prática:


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".



Saiba Mais Um Pouco:

Minha Formação
Ensino Médio - Curso Magistério - Colégio João XXIII - Nova Bassano-RS
Ensino Superior - Licenciatura Plena Letras (português, literatura) - Faculdade Portoalegrense - Porto Alegre
Especialização - Tecnologias em Educação - PUC - Rio de Janeiro

Histórico profissional

- Atualmente estou como Professora aposentada da escola pública. Sou gestora, consultora educacional de uma unidade da Faculdade UNINA,  que oferece cursos de graduação,  pós-graduação e extensão na modalidade EAD. Como de costume, aproveitando oportunidades de matar a curiosidade que me picou e descobrindo tudo o que as ferramentas da web oferecem para agregar conhecimentos.  A ideia de retomar formações com professores me atrai muito. Estou sempre aberta a novas ideias.
-Professora de séries iniciais durante 36 anos, tendo atuado na educação infantil durante a maior parte da minha carreira, também  , em Porto Alegre aplicando a metodologia montessoriana.
- Professora de Português no Ensino Fundamental de 1990 a 2011, no Colégio Estadual Pe. Colbachini, Nova Bassano - RS
- Professora de Ensino Técnico - Pós Médio ( Redação e Expressão) por  2 anos.
- Professora de Literatura no Ensino Médio - por 2 anos
- Fui Professora coordenadora do laboratório de Informática Educativa durante 6 anos.
--Formadora do NTE Bento Gonçalves. 

Outros dados
Atuei como
- Tutora do Portal Educarede - Curso de Blog como Recurso Didático. 
-Tutora no Instituto Paramitas - Curso Leitura e Produção Colaborativa de Textos
- Formadora dos Cursos do PROINFO - MEC
- Participação no programa Salto para o Futuro TV Escola  sobre blogs educativos (em 2005).
- Artigos  publicados e participação em reportagens em diversos canais da mídia , entre eles Portais como Educarede, Aprendiz, Yahoo Educação, MEC, Microsoft, SEC RS; Jornais Mundo Jovem, Zero Hora, Pioneiro,Hoje em Dia;  TV Escola, TV Cultura, TV Educativa, Revistas Época, Carta na Escola, Nova Escola, Aprende Brasil, A Rede, Educação, entre outros ( ver "Clipping").
- Palestras e oficinas ministradas em eventos  e/ou entidades educacionais como a Interdidática em São  Paulo, Seminário de NTES do RS, em Porto Alegre,  Ijuí, Caxias do Sul.
- Participação Fórum Permanente de Educadores Inovadores da Microsoft.
- Colaboradora do Portal Poie na mediação de fóruns e tutoria de cursos EAD (Curso Webquest Total: internet , linguagem html, front page, publicação de páginas, php webquest e Curso de Podcast)

Premiações 
- Concurso Internacional Educarede - Internet e Inovação Pedagógica 2007- 2º lugar categoria Ensino Fundamental uso do Educarede na fase nacional, com o projeto Vidas Secas- da ficção à realidade. 
- Concurso Microsoft Educadores Inovadores 2008 - 1º lugar no Brasil e América Latina, 3º lugar mundial, em Hong Kong, China.
- Prêmio Líderes e Vencedores  2013, categoria Referência Educacional - promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do RS e FEDERASUL.




2 comentários:

  1. Oi Marli, parabéns!
    Sucesso, sempre!
    Abraços, Tânia Oliveira (Blog4_2010)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marli, é muito bom conhecer pessoas como você que estuda e pesquisa sobre novas práticas de ensino buscando inovar e despertar o interesse dos alunos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)