19 abril 2007

Revista Carta na Escola divulga edublogs

A Revista Carta na Escola publicou matéria sobre o uso dos edublogs na educação e faz citação a este blog. Agradeço à referência e espero que possa servir de inspiração a outros educadores.

Rede de Edublogs

Blogueiros
Educadores exploram a internet como ferramenta pedagógica e meio de comunicação com outros profissionais da área

Por Michel Daoun, repórter de Carta na Escola

Com a intenção de despertar o interesse dos alunos por projetos que envolvam o conteúdo em sala de aula, os chamados edublogs vêm conseguindo o seu objetivo com eficácia em determinados projetos. Uma das primeiras iniciativas de sucesso ocorreu em 2005, quando a professora de Português Marli Fiorentin criou o Vidas Secas. O projeto, além de estimular o interesse dos alunos pela obra de Graciliano Ramos, fez com que alunos, da Escola Estadual Padre Colbachini, em Nova Bassano(RS), também se preocupassem com o uso correto da ortografia, pois estariam sujeitos à vigilância gramatical de seus colegas.
De lá para cá, os edublogs ganham mais adesões e funcionalidades – atrativos para professores e pedagogos, que escrevem para toda a comunidade envolvida com educação. Carta na Escola selecionou alguns, que podem ser conferidos nesta página. Há muitos outros facilmente encontrados nos links indicados nos próprios blogs.

CONTOS DA ESCOLA
http://www.contosdaescola.net/

Um dos edublogs atualizados com mais freqüência, aborda diversos assuntos relacionados à educação. Todas as notícias, coletadas em outras mídias, são postadas seguidas de um comentário da própria autora, Débora Batello. Qualquer comentário postado é classificado em uma categoria (Notícias, Ensino e Tecnologia, Entrevistas, etc). Com isso, por meio de um menu, é possível acessar somente os posts relacionados à categoria selecionada.


LOUSA DIGITAL
http://lousadigital.blogspot.com/
Links, vídeos do You Tube, dicas de leitura e pequenos textos publicados pela autora do blog, Sonia Bertocchi, compõem o Lousa Digital, um espaço pra “reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da internet”.

LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
http://leituraescola.blogspot.com/

Além de textos voltados ao professor, este blog traz propostas que podem ser trabalhadas em sala de aula, principalmente com textos, imagens e vídeos. Há também sugestões de literatura e links para utilização em atividades pedagógicas.


INTERNET E WEB NA EDUCAÇÃO
http://internetnaeducacao.blogspot.com/

Uma coletânea com muitos edublogs e sites voltados à área de educação. Há também blogs específicos de matérias escolares e temas como informática na educação. Para inserir um site, é necessário participar da comunidade Blogs Educacionais. ( O link para entrar nesse grupo está disponível no próprio blog.)

BLOGOSFERA M@RLI
http://blogosferamarli.blogspot.com/

Muito conhecido entre os blogueiros da educação, o edublog da professora gaúcha Marli Fiorentin tem um pouco de tudo. São artigos, entrevistas, dicas para professores e links para os blogs utilizados por Marli no trabalho com seus alunos.
FAÇA O SEU BLOG
Alguns provedores oferecem gratuitamente ferramentas para usuários criarem seus blogs na rede:
www.uol.com.br/blog
http://www.blig.com.br/
blog.terra.com.br

4 comentários:

  1. Parabéns, amiga

    Teu trabalho é referência e com justiça deve ser sempre citado !!!!

    Beijão
    Gládis

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:54 PM

    Que bom saber que há professores do RS engajados em projetos assim!

    Meu blog também se encaixa na classificação de eduBlog, mas feito por um aluno(futuro professor).

    Sou de Bento Gonçalves-RS, quem sabe possamos manter contato.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Continue na luta. Mais uma vez tens teu trabalho reconhecido

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marli,
    Li a matéria na revista............. e adorei tudo o que a reportagem relatou. E concordo que o teu trabalho é maravilhoso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)