07 maio 2007

Blogs, interatividade

A professora Miriam Sales publicou a seguinte postagem.

Um levantamento, feito pelo Technorati, revelou que o português é o idioma de apenas 2% dos blogs da blogosfera. Para o professor da área de internet do Senac São Paulo, Fábio Flaschart, uma explicação seria:

“O consumo da web aqui é muito mais pacivo. Uma coisa é ter acesso, outra é usar o ciberespaço como ferramenta da expressão. Apesar da popularização do PC e da internet, o aprofundamento ainda é muito superficial.”

Penso que as escolas contribuem muito para esse uso pasivo da web. Poucos são os educadores que utilizam a web como algo maior do que um repositório de informações…

Fonte: G1 (uma dica da Fernanda Vilarim na lista Blogs Educativos)

Este é um bom tema para ser investigado. Que causas haveria por trás da gritante diferença numérica entre os que visitam e os que deixam comentário nos blogs? Estou satisfeita com a interação que acontece no meu , já com mais de 15.000 visitas, mas os comentários são muito menos que isso. Seria falta de hábito em escrever, falta de conhecimento de como comentar, indiferença, pouca valorização das próprias idéias, falta de tempo? Pois vou dizer que a última alternativa tem sido o meu caso. Não que eu tenha deixado de comentar pelos blogs que navego, mas tenho tido dificuldades para conseguir acompanhar toda a produção das redes virtuais que vamos criando, a qual cada vez engrosa mais. São mil idéias que vamos juntando aqui e acolá, descobertas que vamos fazendo, mas que nem sempre conseguem sair da cabeça, porque é humanamente impossível esticar as 24 horas do dia. Queria dizer aos visitantes do meu blog, que fico imensamente satisfeita, agradecida com as visitas e que não tenho tido o tempo que gostaria de retribuir com mais freqüência , envolvida que estou com as 40h de aula e especialização. Estou louca para tirar um tempo e nada fazer.Ou então simplesmente fazer coisas que todo mundo faz como ver um filme, ler um livro, jogar conversa fora, ir a um show.

11 comentários:

  1. Anônimo9:05 AM

    A falta de interatividade é um grande problema de muitos blogs por aí, ainda mais naqueles em que o público é do tipo que podemos chamar de "leigos". Eu trabalho com Internet há 2 anos e posso dizer que tem gente que sequer sabe o que é "comentar em um site/blog".

    Eles dizem:

    "Quer dizer que eu posso dizer pro site o que eu acho? Mas e se não gostarem?"

    A realidade é essa e parece que vai demorar mto para mudar. Lógico, nós somos aqueles que ajudam a mudar esse paradigma.

    :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli!
    Acho que sou uma das suas visitantes fantasmas... Mas não é por não querer comentar, é que as vezes eu fico meio sem jeito, sei lá... A escrita é poderosa e as vezes a gente se arrepende de escrever o que escreveu, não gosta e acaba que não escreve nada mesmo... Bom, apareci e escrevi um pouquinho :)
    Beijocas e parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
  3. Interessante a matéria. Sobre os comentários deve ser por causa da inibição ou de não querer falar bobagem, mas também pelo fato da pessoa acessar a tantos blogs que a pessoa não consegue comentar. é isso. beijos e tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Oi gente!
    Se tem coisa que me deixa muito feliz são comentários. Lua, adorei que você se manifestou. Quem sabe vc se anima e faz isso mais vezes. Justamente pelas palavras serem poderosas, temos de fazer uso delas e aproveitar o poder fantástico da interação a fim de mudarmos o quadro de receptores passivos de informação para sermos autores das mesmas. beijos!

    ResponderExcluir
  5. Marli, vc será sempre bem vinda. Obrigado por suas visitas, apesar da vida corrida.Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, entrei neste cantinho por orientação da Oficina que estou fazendo sobre o Uso de Blogs.
    Já conhecia este espaço e o trabalho que vens desenvolvendo, inclusive vc foi uma das blogueiras que me incentivaram a Blogar. Minha primeira esperiência foi com o blog: http://criarcontar.blogspot.com, este bloguinho não esta sendo atualizado, não fui capaz de encantar meus colegas para continuar o trabalho (eu mudei de trabalho)
    Realmente existe muita dificuldade em disseminar o uso dos Blogs, alguns por medo, outros por falta de conhecimento,, outros por falta de acesso....entre outras. Mas não podemos desistir.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marli!
    Passando por aqui, achei interessante o assunto. Tentarei produzir um texto sobre essa dificuldade em interagir diante de palavras escritas.
    Visite-me quando quiser:
    http://sinthiapaula.blogspot.com/
    Um abraço!
    Sinthia

    ResponderExcluir
  8. Oi Sinthia, preciso do teu link. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi...
    Voltei!
    Segue meu link:
    http://sinthiapaula.blogspot.com/
    Ainda não foi possível produzir aquele texto...

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marli!
    Veja um breve poema que criei sobre o tema...

    http://sinthiapaula.blogspot.com/

    Chama-se "Sem comentários"...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Pode publicar, sim... Fico até lisonjeada com a idéia...
    Forte abraço!
    Estamos aí...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)