01 abril 2008

Poesia na Escola

Fala-se muito hoje em interdisciplinariedade, contextualização, construção do conhecimento, enfim, quebra de paradigmas da velha transmissão de conteúdos nas escolas. Mas a verdade é que a grande maioria ainda está longe de transformar o discurso em prática de fato. Ainda estamos muito presos em conteúdos fragmentados, que impedem o educando de estabelecer relações, criar significados, buscar autonomia e construir-se como sujeito histórico de forma integral em todas as suas facetas: intelectual, emocional e social. Dentro desse contexto, a maioria das escolas cometem um pecado: relegam a poesia a um segundo plano, quando não a esquecem de vez. Poesia trabalha a sensibilidade, a alma e é disso que precisamos no mundo atual. Precisamos trabalhar a emoção de nossos alunos, o seu olhar sobre o mundo e sobre o outro. Sugiro a leitura de uma matéria bem interessante que saiu no Net Educação sobre a importância da poesia na escola que traz inclusive sugestões para o trabalho. Leia aqui. Também com essa preocupação e por ser apaixonada pela poesia, já criei há algum tempo o blog Varal de Poesia para incentivar esse gênero literário nas escolas. O blog é aberto à participação de escolas ou interessados de qualquer parte geográfica . O único requisito é o gosto pela poesia. Quem quiser enviar poemas ou desenvolver algum projeto e divulgar é só contatar comigo.

8 comentários:

  1. Anônimo9:17 AM

    Oi Marli

    Báh adorei este texto de hoje! Eu amo poesias e durante o meu estágio do curso Normal resolvi experimentar e pela primeira vez trabalhei com poesia para alfabtizar os alunos! Foi um ótimo trabalho! Sempre uso poesias nas aulas e deixo-as a disposição dos alunos no "Varal Poético" é impressionanete como eles gostam!

    estrelinhas

    Michelle Müller

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele!
    Que bom que compartilhamos disso. É bom saber que nem tudo está perdido, enquanto houver um poeta vivo e quem o leia. Adorei conhecer teu blog.Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:12 PM

    Amei. Gosto muito de trabalhar com poesia com meus alunos, principalmente porque muitos deles não têm acesso a poesia e outros livros em casa. Precisamos mesmo investir nisso.Obrigada pelas sugestões.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal a sua atitude Marli, em incentivar a poesia. Eu acredito que ela nunca tenha se perdido e nunca vá se perder, mas precisa ser resgatada no coração das pessoas. Tenho certeza que a poesia faz parte de todos nós, mas nem em todos ela é tão real assim. Cada um faz poesia do jeito que sabe e a vive do jeito que pode. Para mim, poesia é pura vida, o que me faz feliz e traz vontade de viver. Quando puder veja algumas no blog que estou começando agora. Estão no início. Parabéns pela iniciativa! Aline.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:32 PM

    Olá Marli,sou Cláudia Mariano,professora da rede pública da rede muncipal de Cubatão(SP).Este ano estou realizando um trabalho com poesias,nas duas classes (5°s anos)que dou aulas.Tenho percebido o "encantamento" dos alunos ao lerem,declamarem poesias;estamos conhecendo Cecília Meireles. O mais legal é que já vejo os frutos desta atividade pois,alguns alunos tomaram a inciativa(sem que eu tivesse pedido)e, estão empolgados escrevendo suas próprias poesias.
    Se vc consentir,posso trazer algumas para seu blog,ok?
    Um gde abraço a vc e meus agradecimentos por sua iniciativa que tanto tem ajudado professores do Brasil inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cláudia. Fico muito feliz quando sei desses trabalhos. Terei imenso prazer em publicar as poesias. Sugiro que seja no blog Varal de Poesias. Envie para meu e-mail marlidf@gmail.com com uma breve descrição do trabalho realizado. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Este ano estou caprichando nas aulas,usando a valer muitas poesias...que o diga Cecília Meireles...hehe
    Além de adorarem declamar(tenho registrado em vídeos),alunos têm empolgado-se e escrito as suas próprias.Creio que seja desta forma que fazemos surgir o amor pelas letras!!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ MARLI,PASSANDO NOVAMENTE PARA DEIXAR UM CONVITE PARA QUE VISITE NOSSO BLOG.
    ABRAÇOS!!!http://claudiaeduc.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)