08 agosto 2008

Retorno de Ijuí

Voltei do Seminário de Ijuí e posso dizer que tudo foi muito agradável começando pela viagem, pela acolhida, principalmente pelas pessoas com quem encontrei e pelos conhecimentos e experiências compartilhados. Depois de encontros como esse, minhas energias se renovam e minhas convicções fortalecem. Não pude acompanhar toda a programação, mas gostei do que vi. Quanto ao meu relato, queria ter socializado mais, mas o tempo voou. Espero pelo menos ter instigado as pessoas a buscar mais conhecimento do assunto. Conheci outras experiências muito ricas com o uso de vídeos, leitura de imagens, Second Life. O Professor Dr. Otávio Maldaner, da UNIJUÍ, abordou os temas transversais e pesquisa, lembrando Edgar Morin e a idéia da complexidade. A escola continua segmentando os conhecimentos em disciplinas como se tudo fosse assim simples, porém sabemos que somente estabelecendo relações e significados a aprendizagem ocorre. Em outras palavras, sem abordagens interdisciplinares, não é possível que o aluno construa conhecimentos significativos. Algumas das frases de Morin :" O conhecimento do todo precisa do conhecimento das partes, que precisam do conhecimento do todo"; "A incerteza é uma aprendizagem que precisa acontecer." Ele nos ajudou a refletir que a escola não pode apresentar verdades prontas, nem educar para uma situação específica num mundo em constantes mudanças. Hoje precisamos educar para a empregabilidade e não para um emprego, diz ele, lembrando que as pessoas durante a vida estão sujeitas a muitas readaptações. Nesse sentido o uso das tecnologias de forma interativa abre um leque maior de conhecimentos. A professora Sônia Bier, da SE, falou sobre pesquisas e tecnologias aplicadas aos projetos pedagógicos. Lembrou que 88% dos alunos brasileiros são de escola pública e esta , para a maioria, é o único espaço de acesso com qualidade das tecnologias. A escola portanto, é a responsável pela inclusão digital que deve focar três objetivos: ensinar a pesquisar, ensinar a publicar e ensinar a se comunicar na rede. Não se trata de largar tudo para usar o computador, mas de usar o computador para realizar o que já está sendo feito. Ou seja, as tecnologias não podem ser ignoradas como se o professor não tivesse nada com aquilo, mas devem ser incorporadas na prática pedagógica, problematizando os conteúdos trabalhados, articulando-os com a realidade que o aluno vai encontrar. O laboratório de informática é um espaço interdisciplinar e não um espaço para "matar aula" como infelizmente muitos ainda pensam. Outra dica que trago de lá é o Laboratório Virtual de Matemática com um repositório de objetos de aprendizagem criados por alunos da UNIJUÍ, alguns deles premiados e também publicados no RIVED. Agradeço pela oportunidade de poder estar junto a pessoas comprometidas com uma educação de qualidade que estão sempre em busca de conhecer mais para enfrentar esse grande desafio que é a educação hoje.



Saindo de Ijuí, registrei essa cena. Ela me fez pensar no meu compromisso de educadora para construir uma sociedade mais justa, construindo sujeitos que saibam modificá-la. Que Deus me ajude!


4 comentários:

  1. OI MARLI!!!

    Registro aqui a minha alegia de ver que mais pessoas puderam conhecer o teu trabalho que muito me serve de inspiração, pra mim e para mim e para muitos outros professores!!!!


    bjusssssssss

    ResponderExcluir
  2. OI!Que bom que vc gostou de ir pra Ijuí!Adorei as fotos,e tenho certeza que vc aprendeu muito lá!
    Beijinhos.

    PS:Vou esperar notícias da Thita.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que compartilha, que bom viver nesse vai e vem de informação.

    Estou pensando no ambiente onde trabalho, como levar as tecnologias as crianças/adolescentes em situações tal qual a citada por sua foto, mas de como isso poderá modificar lá, no futuro distante a vida dessas pessoas, pois não basta dar o acesso somente, tem necessidades mínimas sendo ignoradas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marli!!!
    Adorei seu relatório, é sempre muito interessante, como professor compartilharmos novas aventuras. Concordo que a educaçâo é um grande desafio para a evolução humana.
    Abraços, boa jornada.......

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)