21 fevereiro 2009

Acordo ortográfico


Ando preguiçosa pra escrever aqui no blog, mas resolvi me perdoar, dar uma chance pros meus neurônios seguirem seu ritmo de férias. Creio que no restante do Brasil, a grande maioria já reiniciou o ano letivo. Novidades nessa volta às aulas. Com o novo acordo ortográfico, uma atenção maior para a nova grafia. Para ajudar, aqui vão algumas dicas:
Site do acordo Ortográfico - dica da Jenny do Blogs Educativos

6 comentários:

  1. Oi, Marli!

    Tu tens mais é que descansar...

    Eu também adorei esse site Português.com, o Francisco, do Blog do Francisco A Silva, tinha dado essa dica também... qualquer dia vou postar lá no Ufa!

    Quanto mais recursos houver a nossa disposição, melhor para a pesquisa e trabalho em sala de aula!

    E por mais que haja interdisciplinaridade na escola, essas questões vêm sempre para nós, os de português...rsrsrsr

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Su. Mas vai ser fichinha. A gente tira essa de letra. Não é tanta mudança assim . A confusão maior é com o hífen. O restante até simplificou eu acho.Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Marli, dicas precisosas. Excelentes. Mas, ando tão resistente!
    Como escrever vôo sem o ^?
    E pêlo?
    E a trema..lindas reticências sobre algumas palavras que sem ela ficam peladas?
    Caríssima, sempre virei aqui seguir os links que vc sugere para me atualizar e não escrever errado. Aos poucos vou me acostumar, eu sei. Coisas de gente mais velha, implicante com as mudanças nas coisas que lhe são queridas. Como as palavrras, pra mim.
    Entendi esse acordo mais como uma jogada mercadológica dos editores brasileiros. Enfim, pontos de vista.

    ResponderExcluir
  4. Olá, seguindo o link descobri que vc é Bea. Que bom receber a visita de uma poeta! Quanto aos motivos do acordo, creio que há sim questões econômicas ou políticas envolvidas, mas o fato é que está consumado. Precisamos nos acostumar com a ideia. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marli!
    Veja o que respondi para uma sobrinha que me enviou interessante material:
    Considero genial o acordo ortográfico! Calma, ainda não disse qual! Refiro-me ao do GRUMP-Orlandeli : " Acordo ortografico em quadrinhos".
    Agora, falando sério, se você ou algum dos membros da sua lista de amigos tiver interesse em se aprofundar no tema, sugiro que visite as seguintes páginas:
    "Ortografia fonética ou sônica"(artigo publicado no Diário de Petrópolis,em 18.12.1999)- http://www.npoint.com.br/sementeira/dpartig32.html ;
    "O alfabeto fonético coreano" ( artigo publicado no diário de Petrópolis,em 19.06.1999)- http://www.npoint.com.br/sementeira/dpartig07.html ;
    "Da influência do esperanto nas línguas nacionais" - http://www.npoint.com.br/sementeira/tiartig21.html "

    Espero que os leitores do seu blog também sintam curiosidade em saber um pouco mais sobre a criação do alfabeto coreano.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica. Assim que puder dou uma espiada por lá. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)