27 março 2009

Alerta para o Cinema Gaúcho

Recebi do cineasta Guilherme Castro por e-mail e divulgo aqui.

27 DE MARÇO: O DIA DO CINEMA GAÚCHO E A CINEMATECA CAPITÓLIO.

A história do cinema carrega a história de nossa sociedade. Nenhuma outra forma de cultura registra com tamanha proximidade a vida humana no seu tempo. Filmes são preciosidades para a memória, mas precisam ser cuidados, preservados, estudados, disponibilizados. Grande é o esforço e ainda maior a demanda por espaços dedicados à preservação desse imenso patrimônio cultural. Sem o devido cuidado, 100 anos de cinema gaúcho estão se deteriorando rapidamente. Isso é função de uma cinemateca.
Preocupar-se com a memória cultural e com a formação de estruturas avançadas dedicadas à cultura expressa com clareza o grau de desenvolvimento e maturidade de uma sociedade. Ao deixarmos que se apaguem os registros de nossa história, comprometemos a construção de nossa cidade.
A Cinemateca Capitólio, dedicada à preservação, recuperação e abrigo da memória audiovisual dos gaúchos, qualificará de modo especial a vida da cidade. O prédio do cinema Capitólio, no centro de Porto Alegre, teve por destino algo muito mais importante do que tornar-se outro estacionamento. Restaurado, fruto do empenho de muitos, enriquece a cultura e será a cinemateca dos gaúchos. Mas as obras da Cinemateca Capitólio foram paralisadas em 2006, quando estava próxima à conclusão. Faltaram recursos (cerca de 20% do investimento já feito) para a finalização e inauguração. A Cinemateca é gerida por uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a quem pertence o prédio, da Associação de Amigos do Cinema Capitólio, e da Fundação Cinema RS – Fundacine, que faz a coordenação executiva do projeto.
Temos acompanhado de perto e com apreensão a demora por um desfecho aceitável. De fato, parece-nos que a atuação do Poder Público anda em descompasso com os anseios e necessidades culturais da cidade. Não é aceitável que tão perto da conclusão as obras permaneçam paradas, com risco de perda do recurso público já investido.
A construção da Cinemateca tem apoio da Lei Rouanet, ou seja, se dá com recursos federais; mas precisa da adesão de empresas. Neste sentido, muito mais efetiva e interessada deve ser a ação do Poder Público Municipal, indicando com clareza à comunidade empresarial que a Cinemateca Capitólio é prioridade para a cultura de Porto Alegre e dos Gaúchos.
Pela retomada e conclusão das obras da Cinemateca Capitólio. É o alerta e apelo que fazemos na data em que o nosso cinema comemora 100 anos!
Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos e Brasileira de Documentaristas – APTC/ABD-RSPorto Alegre, março de 2009.

5 comentários:

  1. Olá Marli

    Que ruim esse descaso com a historia do povo guacho. Deixar acabar, se deteriorar filmes que relatam a historia do povo gaucho é algo imaginavel nos dias de hoje.

    Aqui na minha cidade criamos um conselho de cultura municipal onde pessoas ligadas a cultura debatem e discutem propostas para melhorar o acesso a cultura da nossa cidade.

    Estamos fazendo um levantamento dos filmes (super 8, 35mm, VHS) pra digitaliza-los e colocar na internet e na biblioteca municipal que esta ganhando um espaço só para vídeo.

    Não apenas preservar mas divulgar as ações (principalmente as boas) que são feitas em nome da cultura de um povo.

    Abraços e parabéns pelo alerta

    ResponderExcluir
  2. oi Robson!

    Acho que preservar a arte é preservsr nossa memória, nossa identidade.Por isso eu me engajo sempre em sua defesa. Não tenho muito conhecimento do problema em questão, por isso não vou argumentar, mas como conheço pessoalmente o Guilherme e sei de seu profissionalismo, resolvi divulgar. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi guria!

    (comentario off topic)

    Bom receber a tua visita :) Estou correndo horrores, com tempo muito reduzido para tudo :(

    Aliás, só estou por aqui a esta hora porque estou doente ¬¬

    Mas, dias mais amplos virão :))

    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Legal seu post, deem também uma olhada no nosso post sobre o cinema Gaúcho em http://nerdwiki.com/2014/01/22/cinema-dos-pampas-noites-de-medo/
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)