18 maio 2009

Blogagem Coletiva em Defesa da Infância


A convite da professora Márcia do blog Espaço da Criança, participo da blogagem em defesa da criança. São muitas as formas de agressão à criança que precisam ser denunciadas, mas quero aqui destacar um princípio da Declaração dos Direitos da Criança: que muitas vezes é negado a elas:

"Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades. E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir!
"
Penso que hoje a criança está sendo induzida a um amadurecimento precoce, exposta a situações que não são próprias de sua faixa etária, com a erotização que a mídia veicula. Vemos crianças com postura de gente grande, consumindo coisas de gente grande, desde o vestuário, a programação de TV, as músicas, danças, sem falar na internet, frequentando espaços sem nenhuma proteção. Tudo isso em detrimento do que é essencial para uma criança: brincar. Muitas vezes a escola também rouba dela esse direito, querendo enfiar goela abaixo informações e informações que poderiam ser aprendidas brincando. Brincadeira de criança é a coisa mais séria que pode existir. Por isso eu faço esse apelo e chamo atenção: vamos deixar nossas crianças brincar e brinquemos também com elas, deixando aflorar em nós a criança que ainda vive. Para lembrar das muitas brincadeiras saudáveis, garimpei esse vídeo.

3 comentários:

  1. Oi, Marli!

    Também participei da blogagem coletiva: um tema urgente...

    A gente, que trabalha na periferia, convive diariamente com histórias tristes de abandono, de exploração, de abuso!
    Falo em periferia, pois, ali, essas histórias são mais explícitas, mas, infelizmente, elas se dão em toda a sociedade!

    Nunca esqueço o olhar assustado de uma aluna, já adolescente, que muito pouco falava na aula, sempre quietinha em seu lugar, com as mãos fechadas embaixo da mesa...
    um pai - repressor - que se orgulhava da filha estar trabalhando desde os dez anos, na reciclagem de lixo... as mãos escondidas - encardidas pelo contato com o lixo... desde as cinco da manhã em cima de uma carroça, pela cidade...

    E isso é o de menos...

    Segunda-feira, 18/05: uma e meia da tarde, chuva forte, frio, embaixo de um abrigo de ônibus, duas crianças a caminho da escola: chinelinho de dedo, bermuda e camiseta molhadas e embarradas... nas costas alguma coisa que já foi uma mochila...

    É muito abandono...

    A gente tem, ainda, uma boa luta contra a desigualdade social...

    Por isso, acho importante participar desses debates...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli, um tema ap´rodiadissimo e urgente para quem lida com crianças e vê a exposição constante quje estão expostas no dia-a-dia, seja na programação permissiva da TV, nos comerciais, na vida familiar etc.
    Vou divulgar essa blogagem coletiva e publicar o vídseo que indicas, lá no Educa Tube (http://educa-tube.blogspot.com).
    Um abração, Zé

    ResponderExcluir
  3. Tia!
    Eu concordo!Brincar é uma coisa que toda a criança deve fazer.Essa fase que é a infância,não pode ser atropelada, é vital para o crescimento de qualquer criança.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)