13 julho 2009

Projetos novos


Mostrei nas postagens anteriores o envolvimento da minha escola com a Feira do Livro, que já é um evento anual, na tentativa de formar alunos leitores. Para mim a feira tem que durar todos os 200 dias letivos e a melhor maneira de estimular é o professor ser leitor. O contato com o escritor também aproxima os jovens e crianças dos livros, revela as magias que a leitura traz na imaginação, a matéria prima das histórias sendo a nossa própria vida. Se tivermos alunos leitores e produtores de textos que podemos querer mais? Creio que o restante é consequência. Para atrair ainda mais os alunos, a tecnologia entra como um passaporte para que as ideias saltem das páginas dos livros e dos muros da escola para se encontrar com outras ideias e assim construir conhecimentos. Por isso trouxe para o mundo digital um pouco desse encanto pelos livros. Visitem e participem do Projeto Viagens de Leitura, em que eu e meus alunos fazemos um intercâmbio partindo do livro Verdade ou Consequência, de Ana Carolina Pinheiro e Debaixo de mau tempo, de Caio Riter. A parceria do trabalho se encontra em Charqueadas, com algumas escolas, sendo a Ramiro Barcelos a protagonista do projeto Abre-te Sézamo: leitura, um tesouro a descobrir. Participe!

2 comentários:

  1. Olá Marli.
    Parabéns pela ótima proposta de projeto. Gostei da sua observação, de que a feira do livro deveria durar os 200 dias letivos. Seria muito bom. Aqui na minha região, metropolitana de Porto Alegre, temos realidades bem complexas e projetos que buscam se infiltrar nesse universo que muitas vezes o "homem" acaba negligenciando.
    Mais uma vez parabéns.

    Prof. Luís D.
    http://caminhanteaprendente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Primeiro eu queria agradecer a sua visita ao meu BloG e depois dizer que você estar de parabéns pelo excelente propósito de projeto. Quanto a sua sua visão, de que feiras do livro deveriam ser ao longo dos 200 dias letivos. Eu também gostaria que fosse e deveria ser prioridade nas diretrizes do processo "educar" do contexto atual. No Brasil a construção de conhecimento aínda há uma lacuna muito extensiva a ser preenchida, e em todas as áreas da sociedade brasileira.Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)