02 novembro 2009

Carpe Diem

Hoje é dia de finados. Dia de orar com mais fé pelos que partiram. Mas também dia de pensar em como vivemos nessa vida, de passagem, em que nem sabemos a hora de partir.Como diz Quintana, "Esta vida é uma estranha hospedaria, de onde se parte quase sempre às tontas, pois nunca as nossas malas estão prontas, e a nossa conta nunca está em dia." No filme Sociedade dos Poetas Mortos, o lema do professor Keating é "Carpe Diem - aproveite o dia" . Neil, seu aluno, diz numa cena : “Fui para os bosques para viver de livre vontade e aprender a extrair toda a essência da vida. Para aniquilar tudo o que não era vida, e para, quando morrer, não descobrir que não vivi.” No final , prefere se suicidar, a ter que abrir mão de sua opção de vida.(Veja nesse link uma ótima análise do filme.) E nós, como vivemos? Fazemos o que nos dá prazer, que tem sentido de alguma forma em nossas vidas? Ou agimos como robôs de uma sociedade de consumo que a toda hora quer nos formatar de acordo com seus padrões? Será que o que nos leva à morte prematura não seriam essas imposições a que somos submetidos diariamente e contra as quais não temos discernimento ou força para combater? Para onde estamos caminhando e pra que? São perguntas que devemos nos fazer todo dia ao acordar para que ao morrer , possamos partir sabendo aliviados que não importa o quanto vivemos, mas como vivemos. Carpe diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)