15 julho 2010

Projeto Enchentes

 A professora Carmen Prata, que coordena o Portal do Professor no MEC, divulga um projeto que pretende envolver estados de todo o país que venham a se interessar.  Deixo que a mesma explique com suas palavras.


Caros  professores ,
Neste ano de 2010 tem sido significativo o número de acidentes naturais que tem acontecido no mundo; primeiro no Haiti, em 12 de janeiro, com um abalo sísmico que destruiu praticamente a ilha; e depois com chuvas torrenciais que atingiram países da Europa e América.
No Brasil, o ano começou com uma tragédia no estado do Rio de Janeiro, onde houve deslizamentos de terras em vários pontos da cidade, sendo o pior deles em Angra dos Reis, onde uma pousada e casas de pescadores foram soterradas deixando mais de 30 mortos.
Nos meses de abril e maio, novas chuvas fortes trouxeram mais destruição aos estados do Rio de Janeiro e Bahia. O Morro do Bumba desmoronou, 45 pessoas morreram soterradas, uma das maiores tragédias da cidade de Niterói. Na região metropolitana de Salvador, Bahia, o Rio Ipitanga transbordou e deixou parte da cidade de Lauro de Freitas debaixo d’água. Outros pontos foram atingidos, ficando alagados e deixando pessoas ilhadas. Em Santa Catarina, 23 municípios foram afetados pelas chuvas fortes, as ruas ficaram tomadas pela água e cerca de 10 mil pessoas foram afetadas no Vale do Itajaí.
Uma das tragédias mais impressionantes este ano no Brasil atingiu os estados de Alagoas e Pernambuco, mais de 100 mil pessoas deixaram suas casas e mais de 40 pessoas morreram. Cidades ficaram destruídas. O Rio Mundaú e o Rio Paraíba transbordaram e como a região é desmatada, a água ganhou velocidade em direção ao leito dos rios, as enxurradas arrasaram cidades inteiras da zona da mata.
Todos esses acidentes naturais nos mostram como somos vulneráveis a ele. Não podemos acabar com os fenômenos naturais, mas podemos prevê-los ou diminuir os riscos e danos que eles causam, criando, assim, uma cultura de prevenção. A criação dessa cultura é muito importante e devemos compartilhá-la com todos os estados do Brasil, principalmente aqueles que são mais atingidos por desastres naturais. Lições aprendidas nessas situações de emergências e experiências vividas devem ser compartilhadas com todos. Isso levou o Portal do Professor a criar um projeto onde esse tema pudesse ser trabalhado e os estados pudessem compartilhar suas experiências e estratégias de combate aos danos causados por esses fenômenos e pudessem também expor seus trabalhos educacionais com a finalidade de educar e sensibilizar a sociedade sobre essas ameaças.


Tema: Enchentes – educar para prevenir.

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento do tema em escolas e sua difusão nas regiões que são atingidas por desastres naturais no Brasil.

 Objetivos Específicos:

-        Mapear as regiões mais afetadas por esses desastres.
-        Analisar as inundações e fortes chuvas que atingem o Brasil.
-        Avaliar as causas dos desastres e o que podemos fazer para amenizá-los.
-        Desenvolver nos alunos capacidades de análises, reflexão, trabalho colaborativo e um pensamento crítico sobre as situações de emergências da sua região.
-        Compartilhar com os estados participantes as lições aprendidas e buscar exemplos deles para usarmos em todo o Brasil.
-        Promover uma cultura de prevenção de desastres naturais.
-        Compartilhar com outros países as experiências do Brasil, a exemplo do que foi feito pelo RELPE através do link


Metodologia:

O site do projeto terá áreas específicas para cada estado, onde serão lincados materiais criados em seus portais educacionais para este fim.
Os estados onde ainda não há informações estruturadas sobre este tema poderão compor equipes de trabalho, de preferência coordenada pelos NTEs.

Neste projeto deverão ser trabalhados os seguintes pontos:
-        Levantamento de desastres naturais ocorridos em seu estado, incluindo relato de professores e alunos que tiveram suas vidas atingidas por essas situações.
-        Identificar as causas desses desastres naturais e o que é possível fazer para amenizá-los.
-        Maneiras de conscientização possíveis de serem fomentadas nas escolas e comunidade.
-        Informar, em situações como estas de emergência, quem pode ser procurado nessas horas? Existem pontos de apoio ou ajudas nos estados preparados para atender as pessoas, como bombeiros e força nacional?
-        As questões: doença, lixo, desmatamento e outros também poderão ser abordadas.

Um texto deverá ser criado sintetizando todos os pontos acima e poderão contar com imagens, vídeos e outros recursos que forem convenientes. Poderão, além do material criado, serem sugeridas aulas e recursos do Portal do Professor que tratam do tema em questão.
Os grupos poderão usar a ferramenta de aulas para elaboração de seus textos, por se tratar de um ambiente colaborativo.
Caso o estado já possua um blog ou site com esse material já publicado, deverá enviar o link para publicarmos no site. Se estiver incompleto, faltando a abordagem de algum tópico, sua complementação deverá ser publicada pelo autor no próprio site/blog.
Esse material deverá ser enviado para o e-mail: claudia.sousa@mec.gov.br, onde será consolidado e publicado no site. Através desse e-mail poderão ser enviadas também dúvidas, sugestões e comentários sobre o projeto.
O tema também será discutido em um fórum no Portal do Professor onde os participantes irão compartilhar análises, reflexões e conhecimentos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=111


Cronograma: O projeto teve início nesta data (05/07/2010) e à medida que os textos forem publicados cada estado participante terá seu conteúdo destacado. 

4 comentários:

  1. É isso mesmo tem que fazer os alunos gostarem disso.

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  2. Oi Marli, Gostei da Idéia. Vou ver se consigo realizá-la com alunas da Pedagogia.

    Abraço,

    Wolney

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  3. Muito boa a iniciativa do MEC, bem como a sua Marli, de fazer a divulgação deste Projeto. Parabéns!
    Sou de Alagoas, e vou divulgar o quanto eu puder por aqui...

    Abraços!

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  4. Olá Marli

    Eu não conhecia esta iniciativa, por isto sua referência aqui é muito útil. Enchentes e deslizamentos são constantes na minha cidade e os alunos da minha escola estão sempre entre os mais atingidos.
    Há alguns anos desenvolvi um projeto sobre moradias com minha turma, e um dos aspectos que mais chamou a atenção dos alunos foi a questão do tratamento e cuidado com o terreno e a forma de construir, sendo o site da Defesa Civil a fonte de referências mais importante. Mas como projeto de turma, só atingiu ao grupo dos meus alunos à época.
    Em outra ocasião, com outra turma, trabalhamos os problemas relacionados aos vetores e doenças que se proliferam a partir das águas das inundações.
    Vejo nesta inciativa do MEC uma forma de tratar o problema tal como merece, não como uma questão focalizada, mas como problema ambiental ao nível nacional e que aborda vários aspectos, inclusive a questão da saúde. Espero que por aqui no RJ haja mobilização suficiente para participação efetiva.

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