22 julho 2011

Professor tem férias?

Sexta-feira. Fim de três dias de formação num seminário de educação. Enquanto os alunos já estão há uma semana de férias, nós, professores, estamos buscando renovar as energias, os conhecimentos, as convicções ou quebrar  paradigmas. Teremos uma semana de férias, mas pelo menos no meu caso, não consigo desligar.  O pensamento continua lá na escola, nos alunos, no que virá depois, já antecipando planos. Dá até vontade de procurar nos Cursos Brasil  aulas para uma professora aprender a entrar em férias, férias de tudo. Mas acho que professor é assim mesmo: uma vez apaixonado, morre apaixonado pela causa educação. Nesses três dias de formação, vários temas foram abordados como motivação e autoestima, bullyng, cultura afro-brasileira, música, arte, sexualidade, o brincar na educação infantil. Resumindo, náo importa em  que área de conhecimento o professor  seja habilitado. Cada vez mais é preciso ser um professor interdisciplinar. Imprescindível  alimentar o espírito, manter o equilíbrio emocional, a crença na possibilidade da mudança. Necessário não perder o foco, o objetivo maior da escola que é o desenvolvimento do intelecto do educando, embora razão não exista sem a emoção e por isso, precisamos considerar os sentimentos que carregamos, as diferenças que impõem  ritmos  e escolhas individuais. Importante  abrir-se para o novo, sendo um professor pesquisador e curioso. Uma frase utilizada por um dos palestrantes  ficou marcada para mim. "Não é com Mágica que se faz um bom trabalho. É com um bom trabalho que se faz mágica". Cokreel. Acredito que o professor, quando coloca amor e fé na sua ação pedagógica, consegue  muitas mudanças. Mas quando se fala em ter amor, precisa entender que outros sentimentos estão atrelados a ele, como a coragem para inovar, a paciência para suportar adversidades e esperar resultados, a serenidade para dar  segurança nas escolhas, a curiosiddade  para buscar novos  conhecimentos , o entusiasmo  para passar  valor ao que ensinamos, enfim, compromisso e autenticidade. Ser professor não é fácil, mas mesmo assim é tudo de bom!

Um comentário:

  1. Marli adorei tua postagem.
    Teu amor pela profissão de educadora é um alimento para todos nós professores apaixonados pela educação.
    Estou muito feliz de poder estar conhecendo mais de perto teu maravilhoso trabalho.Professoras como tu,fortalecem a idéia de que tudo pode um dia mudar na educação.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)