30 outubro 2012

Educação Financeira: coisas importantes que deve saber para economizar dinheiro


O texto  deste post foi enviado por Guilherme da Luz, do site Empréstimo.

Mesmo quem diz não gostar de finanças, não percebe que todos os dias nos deparamos com alguma situação onde temos que utilizar a educação financeira. Assim, saber coisas importantes para economizar dinheiro implica em conhecer ao menos o básico da educação financeira.

Entre os principais problemas de dívidas em que as pessoas se envolvem por falta de conhecimento estão os empréstimos, financiamentos e até mesmo seguro de carros.

Antes de fazer um empréstimo, você deve avaliar todas as alternativas possíveis e estar atento às taxas de juros e cláusulas do contrato. Nunca faça um empréstimo sem levar em consideração estes fatores ou até mesmo por impulso de momento.

O ideal é buscar todas as informações necessárias e mesmo que decida realizar o negócio, peça um tempo para pensar e analisar melhor a proposta a fim de que possa comparar com calma os juros e condições de cada instituição financeira.

O mesmo acontece com os financiamentos. Quando você decide comprar uma casa, um carro, uma moto ou algum outro bem que será financiado, você deve estudar as propostas e avaliar a melhor alternativa.

Neste caso, além de analisar a quantidade de juros, deve verificar o tipo de financiamento. Entre os mais comuns estão o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e o leasing.

A diferença entre as duas condições está no fato de que com o CDC você pode optar em dividir o financiamento e em quantas parcelas quiser, possui desconto se antecipar o pagamento de alguma parcela, fica com a documentação em seu nome (mesmo que alienada à instituição financeira) e consegue revender o produto com mais facilidade.

Já o leasing possui um mínimo de 24 parcelas, não dá desconto em pagamentos de parcelas antecipadas, deixa o produto no nome da instituição financeira e apenas arrendado ao comprador e para que seja revendido é necessária uma autorização que exige bastante burocracia.

Outra questão importante em relação à educação financeira é sobre o seguro de um veículo que quer proteger. São diversos valores e instituições que oferecem serviços semelhantes, porém sempre haverá diferenças em relação aos serviços adicionais, franquias, serviços inclusos e outras cláusulas do contrato.

Por isso, como nos demais casos, fazer a comparação antecipada e a analisar de forma correta todas as opções antes de assinar qualquer contrato é a melhor forma de estar ciente do seu negócio e economizar dinheiro através de finanças inteligentes.

Começando a agir dessa forma racional poderá treinar sua educação financeira dia a dia e evitar dívidas desnecessárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)