12 janeiro 2013

O Amor e a Liberdade


Pássaro livre que todas as manhãs vem se alimentar na minha horta.

Amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres.Se voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as tive.

A autoria da frase é duvidosa, mas gosto de citá-la porque reflete o que penso. Amor pressupõe liberdade  e não propriedade. Nenhum pássaro pode ser pássaro se lhe tiramos  a sua essência de voar e o engaiolamos. Esse passarinho da foto não é meu, mas me alegra todas as manhãs e depois voa para onde desejar. E sempre volta, porque nós o alimentamos com farelo de milho. Acordo ouvindo o canto dos pássaros, sem precisar de gaiolas, que tenho certeza inibiria tão bela sinfonia.
Assim é com as pessoas. Não podemos construir nenhum relacionamento feliz querendo se apossar dos outros, cerceando sua liberdade de ser o que desejam , de estar onde querem, de expressar o que pensam. Parece um paradoxo, mas quanto mais deixamos  que sejam livres, mais fácil as pessoas que amamos são nossas, por  livre vontade.  É uma pena que dificilmente isso é respeitado nos relacionamentos e cada um quer impor sua vontade, deixa se contaminar pelo ciúme, pelo individualismo,  pela insegurança da perda.Quem quer ser gaiola, um dia pode num descuido deixar a porta aberta e perder para sempre o seu pássaro. Mas quem sabe alimentar com atitudes de gentileza, de tolerância , de respeito às diferenças, de generosidade jamais perderá a pessoa amada, porque ela não precisa buscar o que precisa se já o tem ali do seu lado. Não falo só de relacionamentos amorosos, mas de todas as formas de convívio. 

Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.
Dalai Lama


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)