13 fevereiro 2013

5 blogs que resistem à efemerização das conversas

Descobri o blog em 2004 e a partir de 2005 escolhi essa ferramenta para guardar o que de mais importante encontro na rede, socializar experiências, desenvolver projetos educativos e para ter um espaço onde pudesse expor e trocar ideias com outras pessoas.O professor Sérgio Lima, lendo a minha postagem de aniversário deste blog, estendeu a conversa no Vamos Blogar sobre a efemeridade da comunicação em redes como twitter, facebook, por exemplo, ao contrário dos blogs em que temos  o controle da situação e podemos resgatar a qualquer momento tudo o que foi publicado. Indicou 5 blogs que , mesmo com a febre  das redes sociais,  permanecem  um espaço privilegiado de conversações e registros, entre eles o meu blog , propondo que cada um dos citados também indicassem outros. Nem todos os blogs exploram a possibilidade da interação, nem provocam o diálogo de autor  x leitor, o que seria o ideal. Como disse Suzana Gutierrez,  blogueira pioneira, cada blog é um nó que forma uma rede de conhecimentos e de afetos. Não podemos mergulhar apenas na superficialidade das redes sociais. O caminho construído na blogosfera é imensamente rico  e as relações muito mais sólidas. Mas é preciso dedicar tempo a alimentar os blogs, como dedicamos a alimentar os filhos. Aceitando o desafio do Sérgio, escolhi 5 blogs(ele sugeriu o número) que acima de tudo são autorais e provocam reflexões em quem os lê. 
UFA, Bloguei!  Suely Aymone  - gaúcha de Uruguaiana, ela diz que se inspirou na minha blogosfera . Lembro bem quando o UFA nasceu e logo vi que ali surgia uma blogueira de mão cheia. Nos tornamos amigas, ainda só virtuais(não tem nenhuma diferença). Suely é formadora de futuros professores, uma inspiração!
Sérgio  Blog 2.4 Sérgio Lima - Carioca, professor de física,  sempre com um papo afiadíssimo e disposto a um debate, um blogossauro. rsrs...Desvirtualizado em 2012  na Campus Party ,ele descobriu que eu escrevo mais do que falo.
Professor Digital José Carlos - Paulista, desvirtualizado em SP, na Interdidática (acho que em 2008). Gosto muito de seus artigos esclarecedores  e de seu bom humor.
Educa Tube José Antonio Klaus Roig - gaúcho de Rio Grande, desvirtualizado duas vezes em Bento Gonçalves, num Seminário e no Twitter Mix. O Zé se tornou um amigão. Vi nascer o Educa-Tube, um espaço referência , com indicações de videos com análises e dicas precisosas do professor, que também é um poeta. 
Boteco Escola Jarbas Novelinho Barato - Paulista, o professor Jarbas exala sabedoria e o seu espaço , como o nome diz, é convidativo , impossível entrar e não se sentir à vontade. Um espaço que convida ao encontro.
Teria muitos outros para indicar, mas sugiro que outros colegas o façam. 


10 comentários:

  1. Oi Marli. Vi teu comentário lá no blog da Suely e vim correndo para ler tuas ideias!

    Realmente ter um manter um blogue hoje requer de nós muita atenção e dedicação. Adorei os blogues que você indicou.

    De todos só não conhecia dois. mas já vou lá me alimentar!

    Sou nova ainda neste universo e sei que ainda tenho muito que aprender. Mas adoro ver histórias como a sua, da Suely e do José. Você me inspiram bastante e sempre que leio tenho vontade de seguir em frente!

    Um abraço enorme pra você!

    ResponderExcluir
  2. Marli!

    Adorei ter o Ufa! mencionado no teu texto! Ainda mais ao lado de blogueiros que são meus ídolos, o Sérgio, o José Carlos, o Zé Roig e o professor Jarbas! Poder! heheh

    Aumenta minha responsabilidade... acho que, entre os blogs que citaste, o Ufa! é o mais novo na
    blogosfera...

    Sim, manter o blog atualizado não é fácil... e o pior é que assuntos não faltam... nosso adversário é o tempo, mesmo...

    Assim como para fazer comentários... quando estou em época de aula, chego aqui na
    madrugada, e cadê condições de comentar... consigo ler o que o povo escreve, mas o cansaço me vence...

    Uma das minha metas para 2013 é ter mais disciplina em relação a isso: prever um horário para ler os blogs e deixar comentários.

    Ah, sobre nossos afetos, tens razão, não há diferença: amigas e pronto!

    E tem estendeu os fios para nossos encontros? os blogs heeheh

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa!

    Te digo: és uma parceira e tanto, uma amiga querida!

    Teu trabalho também me inspira... menciono sempre pra meninas: sim, é possível realizar práticas bacanas com as crianças: o Poemando - http://poemandopq.blogspot.com.br/ - é um exemplo!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Suely!

    Fico feliz com tua companhia!!!
    tenho aprendido muito com o poemando. As crianças merecem esta atenção e cuidado. fico muito orgulhosa quando vejo o brilho nos olhos deles por terem participado e por verem seu trabalho publicado!

    Grata por teu carinho! ;)

    ResponderExcluir
  5. Opa Marli,

    Que coisa, leio os 5 blogues que indicaste :-)

    Mas tenho alimentado pouco as conversações, no que diz respeito aos comentários. Vou fazer como a Suely e organizar um tempo para comentar mais.

    Eu leio muito no celular, via RSS, vou começar a abrir o blogue no navegador para comentar mais.

    Não acho que deva ser a quantidade (de comentários) nosso maior critério, mas o desenvolvimento dessa cultura do diálogo autor x leitor, das trocas de ideias, das polêmicas que nos fazem crescer e, porque não, do alimentar as amizades virtuais :-)

    Que 2013 seja o ano de retorno das conversações para além das redes sociais :-)

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, o teu blog, apesar de ainda criança, também é muito bom. Vejo em você a Suely quando surgiu na blogosfera, prometendo de cara ser boa blogueira. Parabéns pelo teu trabalho e pela tua postura na blogosfera. Venha sempre , que será uma alegria!

    ResponderExcluir
  7. Suely, temos a mesma meta. Acho que é o peso da idade rsrrsrsrsrs... não temos mais a mesma energia de antes e o cansaço bate. Eu , lidando com crianças pequenas, então, nem te conto. Já virei madrugadas, mas hoje isso é raro. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Sérgio, concordo contigo. Falta cultura do diálogo. Por isso também tanta gente lê e não comenta. Mas comentar por comentar também não vale. Precisa contribuir com a co-autoria dos posts. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Marli, Sérgio, Vanessa!

    Eu vivo repetindo pra meninas do curso normal: a gente tem que desenvolver uma atitude blogueira: publicar, ler as atualizações dos blogs e comentar, e voltar e conversar de novo...

    Só que nem sempre consigo isso :(

    Como acho importante o meu exemplo; quer dizer, de nada adianta eu falar em atitude blogueira se eu mesma não tenho - e o Zé Roig falou sobre isso lá no Educatube hoje: pedagogia do exemplo e do afeto.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Oi gente,

    Voltei aqui para ver os recados. concordo com você Suely este retorno é muito bacana. Neles criamos os links e estendemos nossas conversas...

    Mas nem sempre consigo.

    Marly, muito obrigada pela sua resposta, como disse vou aprendendo com vocês e gosto bastante!!!
    Ser comparada com a Suely é uma honra enorme!!!!!

    rsrs!!

    Um beijo grande a todos!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)