27 setembro 2013

Inclusão

A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas  já faz um tempo que é lei.  Mas na prática ainda falta bastante para que ela se concretize de fato na maioria das escolas. O principal entrave é a falta de estrutura física e curricular das escolas  e de formação dos educadores para poder atender com qualidade  quem tem necessidades educacionais especiais. Mas não é só nas escolas regulares que falta muito para incluir essa clientela. A própria sociedade frequentemente exclui,  seja pelo preconceito, seja  por ignorar  em seus projetos os direitos dessas pessoas. A acessibilidade precisa estar garantida em todos os espaços para que os direitos sejam plenamente exercidos. 
Estou realizando um Curso sobre Inclusão em Bento Gonçalves  com encontros mensais. Tenho interesse em saber mais sobre esse tema, especialmente como Educadora. Nesse ano estou vivendo  a experiência de  ter uma turma com inclusão. O Pedro Henrique é uma fofura. Tem o lado direito do corpo comprometido devido a problemas na hora do parto e  sua dificuldade é  física. Percebo uma incrível determinação dele na superação . A convivência com os colegas faz com que se desafie cada vez mais no enfrentamento de obstáculos.Em contrapartida, os colegas vivenciam uma rica experiência de amor e solidariedade, de aceitação com as diferenças, oque certamente os fará ser muito melhores enquanto pessoas.  Penso que todos nós educadores precisamos buscar mais conhecimentos para nos  habilitarmos a lidar com essas questões. 
Deixo a dica de um grupo aberto no facebook que oferece subsídios importantes  


Imagens do meu aluno Pedro Henrique



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)