31 outubro 2013

Os pequeninos estão prontos para aprender uma nova língua?

Levar o conhecimento de uma língua estrangeira para uma sala de educação infantil pode representar uma experiência enriquecedora tanto para os pequenos como para o professor.
Aprender uma nova língua não é somente saber falar outro idioma, mas ser apresentado à uma nova  cultura, conhecer as características de outros povos com suas histórias e tradições e é também hora de conhecer novas brincadeiras, músicas e personagens. É viajar sem sair fisicamente do lugar e isso é o que as crianças gostam, usar a imaginação.
Como dar o primeiro passo?
Para as crianças aceitarem e desenvolverem um interesse produtor em relação à uma língua estrangeira requer um trabalho que una entusiasmo e a didática já aplicada em sala para outras matérias.
Não adianta explicar para um criança pequena, por exemplo, que um curso de inglês é essencial e que será um adicional na hora de procurar emprego no futuro, nesta fase da infância devemos sempre seguir a mentalidade infantil, inclusive, quando a introduzimos a um novo conhecimento. Essa explicação serve para os mais crescidos, fase em que eles já apontam e percebem a questão da responsabilidade.
Conheça a habilidade infantil
É relevante ter em mente que as crianças pequenas ao aprender uma nova língua, como o inglês,  usam uma habilidade chamada de competência linguística. É aprender a falar ouvindo a língua, repetindo exemplos e usando-a. Diferente dos adultos, uma criança de 4 anos não precisa saber inicialmente a regra gramatical para construir a frase, ela vai escutar e vai formar naturalmente. Isso é a espontaneidade do aprender e é aí que está o melhor desta época e um campo fértil para os professores explorarem.
Com os adultos é diferente, há a preocupação formal da estrutura da língua, geralmente conhecemos a gramática, decoramos vocabulário, estudamos as regras e depois tentamos falar.
A criatividade infantil
Nesse universo lúdico que gira em torna do mundo infantil é que devemos explorar as melhores ações de aprendizado. Uma ideia é a criação de uma personagem e a partir dela passar algumas informações para os pequenos. Para iniciar o conteúdo com palavras simples como cores,  nomes de animais, frases pequenas. É um curso de inglês dentro da sala de aula, com a possibilidade de brincar com a linguagem.
O melhor é que a personagem pode ser criada junto com os alunos, eles podem desenhar como eles imaginam um novo amiguinho que fala outra língua, dar um nome e fazer as tarefas sempre com a “presença” do novo estudante que vai ajudá-los a falar uma língua diferente das que eles estão acostumados.
De maneira natural o aprendizado se desenvolve mais rápido, não é?
Neste campo muita coisa pode ser feita, os professores tem  a competência para aprimorar as atividades e levar para as crianças a chance de também se divertir ao tentar falar uma nova língua. Associar outras atividades realizadas na escola também enriquece o resultado, a hora da merenda escolar ou  a hora do lanchinho pode ser usado para aprender os nomes das frutas, verduras e comidinhas.
O som das palavras, vamos cantar?
A música é muito indicada para ajudar as crianças a assimilarem a pronúncia de palavras estrangeiras, há uma vasta oferta de músicas infantis que podem servir de tema para atividades em sala de aula e certamente os alunos vão se divertir aprendendo.
A ajuda dos pais é sempre necessária
Se filho ou filha já faz um curso de inglês fora da escola, você pai ou mãe pode dar uma forcinha em casa também. Certamente muitos dirão que não sobra muito tempo, mas é bom lembrar que todos os pais querem a vitória escolar dos filhos e a vitória profissional, querem que eles no futuro estudem em uma boa faculdade e exerçam sua profissão, por isso é viável destinar um tempo não só para acompanhar as crianças em suas atividades, mas também colaborar com elas.
É relevante apontar que os professores são mestres, eles conduzem o aprendizado, porém a presença dos pais nessa tarefa é primordial para manter o entusiasmo e a busca por resultados positivos. É um caminho que deve ser vivido em conjunto e quando o é, ele fica bem mais valioso.
Texto escrito por Roberta Clarissa Leite para o blog http://blogosferamarli.blogspot.com, a autora escreve também para o Faculdade.net e Cursodeingles.net.
Sobre a autora: Roberta Clarissa Leite
Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.

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