05 janeiro 2014

Como incentivar as crianças a gostar de literatura?


A literatura sempre correspondeu à história e à situação vivida na história das sociedades. Muito se pode descobrir ao ler e ao se debruçar na literatura de um país ou de uma determinada época. A arte de recitar versos, por exemplo, é secular. Em algumas partes do Brasil volta com toda força a recitação poética e para isso não tem limite de idade.
 Nas escolas é sempre importante fazer um trabalho de incentivo não só da leitura mas também de compartilhar esses momentos com os amiguinhos de classe, seja através de teatro ou de recitais. Poesias escolhidas de acordo, é claro, com a idade escolar dos alunos. 

Literatura em casa também 

A criança deve receber esse estímulo não só da escola mas também dos pais, em casa deve-se preservar um ambiente que propicie à leitura. Aquelas historinhas lidas antes de dormir já podem representar um passo dado ao gosto dos pequenos por leitura. É criado no imaginário infantil as ações desenhadas pela história, o que acaba aumentando a criatividade e reflexão das crianças. 

Passeios até livrarias 

Levar os pequenos em livrarias, para encontros de contação de histórias e até deixá-los escolher que livro levar para casa, dá à criança uma sensação de autonomia e isso serve de encorajamento para construir um bom leitor. Tudo de maneira mais natural possível, até porque forçar a criança a ler não é o mais recomendado, pode causar uma apatia desde o início. 
Uma ótima ideia é construir uma biblioteca particular da criança, ela pode escolher onde ficar no quarto e organizar os livros da maneira que achar melhor.
 Dessa mesma maneira é quando os filhos frequentam um curso de inglês e precisam também de incentivos em casa para escutarem e falarem a nova língua. O papel dos pais é sempre relevante, não é somente custear um curso, mas estar presente de alguma maneira no processo de aprendizado. 
O processo de educação é tão contínuo que a até a entrada do filho ou filha em uma faculdade geralmente tem por trás pais incentivadores, porque educação não tem limite de espaço nem de idade. 

Literatura brasileira para crianças 

Na literatura brasileira há alguns autores com trabalhos belíssimos dedicados às crianças. Vinícius de Morais escreveu várias letras somente para o público infantil, produziu em 1970 o CD A Arca de Noé, com 20 poemas infantis interpretados por grandes nomes da MPB, como Elis Regina e Chico Buarque, o lançamento ocorreu em 1981, infelizmente após sua morte. 
Por que não fazer aulas auditivas com os pequenos? Criança adora música, sabemos que há um mercado enorme com essa temática, mas trazer algo mais trabalhado é uma oportunidade de aprimorar o gosto da criança.
 Cecília Meirelles, um nome reconhecido na nossa literatura também dedicou parte de sua produção para o mundo infantil, inclusive ela fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil. O livro Ou isto ou aquilo é uma ótima oportunidade de introduzir a poesia para as crianças, quem não se diverte lendo o poema “A Língua de Nhem”ou “Uma palmada bem dada”?

 Criança também faz poesia

 É possível exercitar a produção da poesia na infância. Textos curtos, rimas simples. Tudo pode ser confeccionados pelas crianças, como em formas de cordéis ou livretos de feira, por exemplo. 
Essa herança da Península Ibérica ficou enraizada na cultura, principalmente, do nordeste brasileiro. Regras de métrica, rima e oração são a base para produção da literatura feita para ser lida em voz alta.
Respeito ao próximo também se aprende com leitura 

Muitos valores podem ser trabalhados com exemplos em livros de literatura infantil, esclarecer temas ligados ao respeito ao próximo, honestidade, amor à vida podem ser explorados também com literatura, a oferta é ampla, basta procurar. 

 Como você incentiva seus filhos a gostarem de ler?

 Texto enviado por Roberta Clarissa Leite, colaboradora do site Faculdade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)