17 maio 2014

Socializando um pouco do FISL 15



O Fórum Internacional de Software Livre- FISL- na sua 15ª edição ocorrida na PUC-RS, foi um grande evento de tecnologia. Vale esclarecer que Software Livre não se limita ao sistema operacional Linux . O Linux é um software livre, assim como todo software que tem código aberto e permite que os usuários o modifiquem ou criem novas possibilidades de uso a partir dele. É possível utilizar softwares livres também com sistemas proprietários. A filosofia do software livre , que é gratuito, é a colaboração , a liberdade de criação. 
Eu utilizo softwares proprietários e livres. Minha filosofia é sempre incentivar a autoria, a colaboração, a criatividade, aproveitando os recursos possíveis  e viáveis que  temos em mãos. Esse evento  me instigou a conhecer outras possibilidades do software livre, além das que já conheço e utilizo. Na escola, recebemos do governo estadual e federal laboratórios com Linux e Windows.  Temos enfrentado algumas dificuldades com o Linux, algumas de ordem técnica (travamento, falta de inicialização, etc)  e  por falta de  uma familiaridade maior com o sistema operacional e aplicativos. Descobri com a equipe da Secretaria de Educação de Porto Alegre, que essas dificuldades são comuns e que lá estão desenvolvendo um projeto "Linux Compartilhando" , buscando achar soluções colaborativas para resolver essas dificuldades. Vários tutoriais estão compartilhados no blog FORMAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE para solucionar os problemas mais comuns com os laboratórios Linux. Também foi indicado essa URL http://sleducacional.org/ , em que há possibilidade de se cadastrar e interagir com usuários do SL Educacional para tirar dúvidas do uso de aplicativos, com tutoriais, lista de discussão, etc. Algumas ações são realizadas pela SMED e uma delas é a oferta de cursos livres EAD aos Professores sobre o uso do SL na educação, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem EDModo, muito similiar a uma rede social. Qualquer pessoa pode criar o seu curso nesse ambiente. Vale a pena ir lá e conhecer.
Realizei uma oficina de STRATCH, um software de programação muito interessante que permite criar animações. O STRATCH  pode ser baixado e instalado aqui no windows, linux ou Mac OS X Depois é ir mexendo, testando e buscando ajuda em tutoriais como esses do  link ou muitos outros que  podemos encontrar na web. Com certeza é  um desafio que todo jovem  ou criança adoram, pois instiga a criatividade, autoria, iniciativa.
Outra oficina que realizei foi a de Libre Office Writer, editor de texto, em que foram enfocadas as facilidades de formatação do texto através da opção "Estilos" . São muitas funções que o programa oferece e a oficina instigou a explorar mais a ferramenta. O LibreOffice é uma suite de escritório livre compatível com as principais suítes de escritório do mercado. Oferece todas as funções esperadas de uma suite profissional: editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados. Visite os seguintes endereços http://www.libreoffice.org/ e http://pt-br.libreoffice.org/ para saber muito mais, contribuir, interagir. Clique no link para ver o GUIA doWRITER..
Conheci a experiência da Rádio Maleta, muito bacana. Usando recursos simples e software audacity (livre), os alunos e professores montaram todo o equipamento necessário em uma maleta(computador, mesa de som, placa de captura de áudio  de baixa latência, microfone, cabo P2 XLR.). O relato da experiência mostrou que para fazer uma rádio é preciso antes de tudo vontade e criatividade. 
Gostei muito também das palestras que mostraram o uso colaborativo de mapas. O OpenStreetMap http://www.openstreetmap.org é uma espécie de Wikipédia. É possível colaborar com o mapeamento do mapa do mundo Os mapas são criados usando dados de receptores GPS portatéis, fotografias aéreas e outras fontes livres.
 Fotografia Panorâmica Imersiva 360x180º com o software livre  e as possibilidades do  GIMP foram conhecimentos adquiridos a respeito do trabalho com imagens. Ambas as oficinas foram ministradas por Cartola que mantém o Blog http://cartola.org/360 com imagens panorâmicas. A ferramenta livre usada para criar as panorâmicas é o HUGIN que pode ser baixada aqui http://hugin.sourceforge.net  O manual completo do Cartola contém conceitos, dicas e passo a passo. A edição de imagens com o software GIMP faz milagres. Cartola fez fotografias de participantes do evento e demonstrou como modificar a aparência dos mesmos.
Outra aprendizagem bem bacana foi sobre apresentações feitas com o SOZI, plugin utilizado associado ao INKSCAPE - editor profissional de gráficos vetoriais para Windows, Mac OSX e Linux. É gratuito e de código aberto. É uma alternativa ao PREZZI. Uma  vantagem é que, uma vez criada a apresentação, abre em qualquer navegador , sem necessidade de estar online, nem de outro programa qualquer. Veja aqui um tutorial. 
WEBMAKER é uma coleção de ferramentas inovadoras e currículo para uma comunidade global que está ensinando a web a qualquer pessoa, funcionando como uma espécie de alfabetização. Para interagir com outros usuários, participe da lista webmaker@list.mozilla.org  ou siga no twitter @webmaker , #webmaker . Veja mais clicando na imagem.


https://webmaker.org/pt-BR/

Também participei  da palestra do Reabilitarte e conheci o projeto Mapas de Acessibilidade,  para quem necessita de reabilitação neurolocomotoraUtilizando o conceito de inteligência coletiva proposto por Pierre Levy, o mapa da acessibilidade só poderá se concretizar se a ideia mobilizar uma rede de pessoas que contribuem para alimentar as camadas de conhecimento do mapa com suas experiências, obstáculos e soluções para uma cidade acessível a todos. 
Participei também da palestra Cidades Digitais, construção de um ecossistema de colaboração e inovação, pois fiquei curiosa, já que minha cidade, Nova Bassano, foi contemplada com o projeto.  Essa iniciativa visa a melhoria da gestão pública e serviços à população, transparência, democratização no acesso à internet, construção do conhecimento e informação. Os aplicativos serão software livre e contemplarão as áreas : Portal da Cidade, gestão financeira e tributária, educação, saúde e ouvidoria. Os aplicativos serão hospedados na nuvem do SERPRO, estando em segurança e sem gerar custos. O que muda:



Uma boa reflexão foi feita na palestra Hacker ou Nativo Digital? Você escolhe. O desafio apresentado é ensinar a cultura hacker na escola. O conceito de hacker consiste no indivíduo que se dedica intensamente a conhecer e modificar dispositivos , programas e redes de computadores, encontrando soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites de funcionamento dos seus criadores. Os princípios da ética hacker são : compartilhamento, abertura, descentralização,livre acesso aos computadores e melhoria do mundo.
Essas foram algumas das aprendizagens que destaco do evento. Foi  difícil optar entre tantos assuntos interessantes. Foi um encontro muito legal, de gente interessante, entusiasmada, apaixonada pelo uso inteligente da tecnologia nos mais diferentes setores da sociedade.


Que venham outros FISL!




Um comentário:

  1. Opa Marli

    Ótima resenha do evento. Fiquei com água na boca.

    abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)