04 outubro 2014

Eleições 2014...Porque caminhar é preciso


Estamos a um dia de tomar uma decisão muito importante que afetará nossas vidas. Não é tarefa fácil diante do quadro que vemos, diante de tantas frustrações com a classe política em geral. O que temos não é o ideal, mas é o que temos. Lamento quando vejo a intolerância das pessoas que não  sabem respeitar a opinião alheia, mesmo discordando dela.    As idéias são pontos de vista da realidade e, muitas vezes, não são imparciais, o que pode levar a supervalorização de umas em detrimento de outras, podendo haver resistências à sua aceitação. Todos estamos sujeitos a erros e ninguém pode se achar o dono da verdade, pois essa é muito subjetiva. O que pode ser bom para um, pode não ser para outro. Com a manipulação da mídia, o quadro fica ainda pior, pois muitas pessoas não tem discernimento para compreender como se monta todo um cenário para formar opiniões e defender interesses de uma classe. Por isso compartilho essa matéria esclarecedora. Na minha modesta opinião, a escolha de candidatos, deve se dar por critérios que atendam a um projeto de mundo que almejamos. E o mundo em que desejo viver, tem mais justiça social e maior divisão de renda. No mundo que almejo, a tolerância com as diferenças deve existir, bem como a dignidade de "todos" os cidadãos e o respeito ao meio-ambiente, pois só assim há esperança de paz social. Por isso, os candidatos que escolherei (infelizmente não  mais com a convicção que um dia já tive) serão preferencialmente os que tem boas propostas para  a educação, porque  só com educação  teremos pessoas que sabem conviver e também escolher  governantes que  melhorem  a saúde, a segurança, a agricultura, a economia, a cultura, etc... enfim, o mundo. Apesar de nosso sistema político deixar muito a desejar, pior seria se não tivéssemos o voto com poder de decisão. Errando ou acertando, vamos lá de novo tentar. Boa sorte para todos nós!


3 comentários:

  1. Olá Marli,

    Ótima eleição pra ti. Mas faltou as suas indicações de votos :-)

    ResponderExcluir
  2. Oi Sérgio, quanto tempo! Eu acho que cada um deve votar conforme sua consciência manda, por isso não me julgo no direito de indicar, mesmo sabendo que nós, educadores, somos formadores de opinião. Mas já que tu estás tocando no assunto, eu te digo que "ainda" acredito que o projeto do Partido dos Trabalhadores é o que mais se aproxima da democracia e de um país mais justo. Mesmo assim, tenho cautela e decepções.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Opa Marli,

    No mundo real nossas escolhas sempre carregarão algumas contradições. Mas sempre teremos que fazer nossas escolhas.

    Que o Brasil continue mundando mais :-)

    abração pra ti

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)