26 abril 2015

Leitura de Livros-imagem



Escolhi para trabalhar com a Galerinha da Educação Infantil,   na 12ª Feira do Livro  da minha escola, uma obra só com imagens Brinquedos   , de Andre Neves. Uma das crianças comentou "A mamãe falou que não tem escrita". Entendi que será necessário esclarecer que esse detalhe não faz do livro inferior, mas exige uma "leitura diferente".  Diante disso fui buscar  algum material para fundamentar  meus argumentos e encontrei  na Revista Educar para  Crescer um artigo sobre o Livro-Imagem, inclusive com sugestões de alguns  indicados por especialistas. Segue abaixo  parte do texto.

Quanto tempo você demora para ler uma página de texto? E para "ler" uma imagem? Achou estranho, né? "Durante muito tempo, ilustrações serviram para tornar o texto mais palatável e visível ao leitor", explica o escritor e ilustrador Odilon Moraes. Nesses livros, as ilustrações são apenas decorativas, com a função de reforçar o que as palavras já disseram. Já os chamados "livro ilustrado" ou "livro-álbum" são diferentes. Neles, as imagens possuem lugar de destaque, devem ser "lidas" em relação ao texto e enriquecem seu sentido. É preciso bem mais do que uma olhadela para desvendar seus múltiplos significados. Os livros-imagem, aqueles sem palavras, levam essa ideia à máxima potência. Dispensando o texto escrito, contam a narrativa apenas com ilustrações. 

A leitura de um livro-imagem é diferente do livro com palavras. "O livro-imagem está mais próximo do mundo das artes plásticas e do cinema do que da literatura. Cada imagem pode ser apreciada como parte de uma sequência, um frame de um filme, como uma pintura em uma parede de uma galeria", descreve Renato Moriconi, também escritor e ilustrador. 

Como ler um livro sem palavras?
Com as palavras ausentes, outros elementos do livro ajudam a construir a história. É essa composição que o leitor deve "ler". "A ausência de palavras permite que se explore detalhes dos traços, das cores utilizadas, da técnica empregada, da ocupação do espaço na folha, da materialidade do livro", diz Sandra Medrano, mestre em didática pela Faculdade de Educação da USP e coordenadora pedagógica de projetos de formação em alfabetização e leitura na Comunidade Educativa CEDAC.

Tanto Odilon Moraes quanto Renato Moriconi concordam que nenhum elemento está por acaso em um bom livro-imagem. "Preste atenção em cada detalhe, cada centímetro do livro. O estilo da imagem, o formato do livro, o tipo de papel, as cores...", recomenda Renato. Para ele, o livro sem palavras mostra a história em vez de contá-las. "Uma "história mostrada" requer um tipo de atenção diferente de uma "história contada", tanto para ler quanto para a criar", diz, "É uma obra pra ser lida com os olhos e com as mãos também. Tocar, mudar suas páginas, virar o objeto de cabeça pra baixo... Tudo isso faz parte do processo de leitura de alguns desses livros. Tudo nele é comunicação". Odilon também ressalta o papel do autor: "ele constrói tudo, planeja todos os detalhes. Os elementos não são gratuitos, se você investigar, vai achar um sentido para eles." Apesar de não se tratar de uma linguagem subjetiva, Odilon rejeita a ideia de que cada um deve interpretar as imagens como quiser. "O livro-imagem é uma surpresa, claro, mas existe uma história pensada, o autor pensou em como contá-la com desenhos. Em um bom livro imagem, tudo está amarrado", diz.

Para todas as idades
O livro-imagem pode ser uma boa alternativa para despertar o interesse por livros. "Quando as crianças são menores, as imagens podem ser muito atrativas e portanto o livro-imagem pode aproximá-las desse universo. Mas é preciso considerar que a formação do leitor é um processo, não pode se limitar a um tipo de livro", orienta Sandra Medrano.

Não há regra para ler um livro imagem com seu filho. Ora a criança pode ter a iniciativa de contar a história, ora o pai assume esse papel. Para Sandra, a relação com o pai ou a mãe nos momentos de leitura é sempre um ponto a mais para a aproximação das crianças com a leitura e os livros. "O importante é seja um momento envolvente e verdadeiro", aconselha.

Ainda que seja uma ótima opção para as crianças que ainda não sabem ler, a exuberância do livro-imagem não encanta apenas os pequenos. "O livro-imagem não pertence somente ao mundo infantil. Pode-se falar de qualquer tema e para qualquer idade por meio desse tipo de obra", aponta Renato Moriconi.

O Educar para Crescer pediu aos entrevistados que indicassem alguns títulos para curtir em família. Veja quais são clicando aqui. 


Caro leitor, tens algum livro imagem para indicar, além desses? 

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