25 março 2016

Um olhar sobre o Menino e o Mundo


Essa sexta-feira santa amanheceu com uma chuva fina e persistente que atravessou o dia. Dediquei um tempo para ver O Menino e o Mundo. animação brasileira que me encantou, diferente de tudo que já havia visto em cinema. Os cenários feitos artesanalmente , com traços simples, enchem os olhos com imagens belíssimas, pura arte. A ausência de falas(só algumas invertidas) tornam a história universal e especialmente nesses tempos de turbulência em nosso país, extremamente significativa. Como uma criança enxerga o mundo que os adultos estão construindo, ou melhor, destruindo em todos os sentidos. A arte, a natureza, as coisas gratuitas e belas sendo engolidas pela ganância, ânsia de poder e dinheiro, gerando a desigualdade social, a violência e o embrutecimento das pessoas e do mundo no qual vivemos. Pensemos que todos os dias as crianças olham para o mundo e anseiam , na sua imaginação por algo muito diferente do que oferecemos a elas. E em algum momento, essa sociedade que padroniza as pessoas, esmagando seus sonhos, vai matando a criança em algum ponto do caminho para fazer nascer um adulto infeliz e submisso, conformado e enquadrado na busca de não sei o que, indo para não sei aonde. Um filme lindo pelo modo lúdico e artístico que mostra a realidade, mas triste pelo choque de jogar na nossa cara muitas verdades que caem de maduras.

Selecionei algumas críticas muito boas nos links abaixo. Não deixe de ler.
Minha versão do Cuca
O Menino eo o Mundo e suas questões desconcertantes
O Menino e o Mundo — A Mais Premiada Animação Brasileira de Todos os Tempos
Blog O Menino e o Mundo


12 comentários:

  1. Olá! Obrigado por visitar o blog do Argonauta! Seu blog muito legal e instrutivo também, feliz por conhecer cada vez mais pessoas e blogs assim, o mundo ainda não está totalmente perdido rsrs, grande abraço, conte comigo na luta por mais leitura, poesia, educação, amor e vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria receber sua visita. Precisamos usar nossos espaços para compartilhar Boas idéias. Abraços!

      Excluir
    2. Que alegria receber sua visita. Precisamos usar nossos espaços para compartilhar Boas idéias. Abraços!

      Excluir
  2. Olá minha querida amiga Marli. Passei aqui pra avisar que mencionei seu nome na minha última postagem e me deparo com esta preciosidade. Estava louco pra assistir a esse filme mas, infelizmente, não passou nos cinemas daqui ainda. Aonde você viu? No cinema? Saudades de você. Um grande abraço.

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício e Depois da sessão de cinema. Agora criei também um blog de viagens - O seu companheiro de viagem.

    Verdades de um Ser
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ótimo receber tua visita. Vou passar lá no teu Blog. Eu contribuí com a campanha de divulgação do filme na ocasião do Oscar e recebi o filme em casa. Encantador! Abraços!

      Excluir
    2. Sempre ótimo receber tua visita. Vou passar lá no teu Blog. Eu contribuí com a campanha de divulgação do filme na ocasião do Oscar e recebi o filme em casa. Encantador! Abraços!

      Excluir
    3. Oi Marli, também adoro quando tenho contato com você. Sempre fica uma saudade. Que chique. Receber o filme em casa. Uau!!! Muito legal. Estou louco pra ver esse filme. Infelizmente não passou ainda nos cinemas aqui e, pra falar a verdade, nem sei se vai passar, Se ele tivesse ganhado o Oscar, com certeza passaria mas, como não ganhou, tá meio difícil.
      Quanto aos nossos contatos, você é como se fosse u'a mascote do meu blog. Foi uma das primeiras pessoas com quem mantive contato e esta relação perdura até hoje. Um grande abraço.

      Excluir
    4. Costumo dizer que somos blogossauros. Não perdemos nunca esse apego aos blogs que são espaços próprios e nos permitem receber amigos afins. Volte sempre!

      Excluir
    5. Costumo dizer que somos blogossauros. Não perdemos nunca esse apego aos blogs que são espaços próprios e nos permitem receber amigos afins. Volte sempre!

      Excluir

  3. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom receber tua visita. Vida longa aos nossos blogues. Abraço!

      Excluir
    2. Que bom receber tua visita. Vida longa aos nossos blogues. Abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)