02 março 2018

Tecnologia, Educação e Professores no Palco



 Hoje acordei e sentei para ler essa obra do professor, amigo, Jarbas Novelino. Antes da leitura eu sabia que não conseguiria parar de ler até chegar ao final, pois conheço de muito tempo o seu jeito cativante de se comunicar, sua sensibilidade, sabedoria e ideias com as quais comungo. Como eu, o professor Jarbas iniciou no ano de 2005 o uso de blogs (na educação) e aprendi muito em seu "Boteco Escola", cujo nome já traduz a filosofia do tipo de educação na qual acreditamos. Destaco, para instigar a curiosidade de vocês esse trecho : "Amigos da Ca­ta­lunha me pe­di­ram, em 2008, um texto sobre tec­no­logia edu­ca­ci­onal para a re­vista ele­trô­nica Qua­derns Di­gi­tals. Tive li­ber­dade para es­co­lher o as­sunto que gos­taria de abor­dar. Es­colhi então es­crever sobre ima­gi­nação e tec­no­logia edu­ca­ci­o­nal.                                                       .................................................................. 
Eu não que­ria, po­rém, pu­blicar um texto com cheiro de pan­fleto. Pre­ci­sava re­digir um texto que seria aceito por uma re­vista quase aca­dê­mica. Pro­curei então en­tender qual era a con­tri­buição es­sen­cial dos pro­fes­sores em em­pre­en­di­mentos de usos de novas tec­no­lo­gias da in­for­mação e co­mu­ni­ca­ção. E no ca­minho des­cobri que essa con­tri­buição pode ser des­crita como ima­gi­nação pe­da­gó­gica. Para não me es­tender muito, re­sumo tudo as­sim: “a tec­no­logia são os pro­fes­so­res”. Recomendo enfaticamente a leitura dessa obra essencial para qualquer professor do século XXI. Não é apenas "um livrinho digital" como o Jarbas modestamente o define. É uma reflexão profunda, necessária e absolutamente inteligente para o uso da tecnologia a favor da humanização.


Faça o cadastro  e acesse aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)