17 fevereiro 2007

Documentos no estilo web 2.0

Google lança editor de textos e planilhas em português

Foi lançada na semana passada a versão em português de um dos principais exemplos de aplicações da web 2.0 - a nova geração da Internet em que os softwares saem do computador e passam a rodar diretamente pela rede. É o Google Textos e Planilhas, ferramenta gratuita que possibilita editar documentos, compartilhá-los e salvá-los, tudo por meio da web. Isso significa que você não precisa mais, por exemplo, ter o Microsoft Word instalado na máquina para formatar um texto. Basta contar com uma conexão de banda larga para usar um editor online. A vantagem é que você pode acessar o documento criado de qualquer computador, utilizando a sua conta do Google, além de publicar o material diretamente no seu blog, por exemplo. Outro recurso interessante é a possibilidade de compartilhar documentos de texto e planilhas, ou seja, várias pessoas podem editá-los em tempo real. A versão em inglês do serviço, o Google Docs & Spreadsheets, estava disponível desde o ano passado. O Google apresentou também uma novidade em outro de seus serviços da web 2.0. Usuários brasileiros podem agora criar contas no serviço de e-mail Gmail sem a necessidade de convites de outros usuários. Entre os seus recursos, o webmail do Google oferece 2,8 GB de espaço para armazenamento de mensagens, filtro anti-spam, acesso direto ao comunicador instantâneo Google Talk e busca interna por mensagens. Onde acessar a ferramenta online: www.google.com/docs

6 comentários:

  1. Anônimo12:27 AM

    Querida Marli,
    Obrigada por mais essa dica .
    Como sempre vou aprendendo com você .
    Mil beijinhos !
    Com carinho,
    Leonor

    ResponderExcluir
  2. Oie......

    Passei para dar um oi!

    Eu não conhecia este recurso...

    Bju
    Crissy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli
    O Gmail, já fiz, mas ainda não usei. Rss
    Vou tentar entender o outro recurso.
    Bom retorno para todos nós, educadores idealistas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:42 AM

    Olá Marli, de fato essas ferramentas são muito importantes e valiosas ao usuários, obrigada por nos agraciar com essa notícia!
    Grande abraço, Nika.

    ResponderExcluir
  5. Marli, colocamos o sit do NTE no "ar", simples como sabemos fazer.
    Nossa homenagem a tua ajuda, está no nosso blog.
    Obrigada por tudo.
    NTE-Caxias do Sul
    PS: O blog está com um problema não está abrindo todas as mensagens estamos vendo o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  6. Dá-lhe Marli. Estamos de volta com o Karnalblog!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)