22 abril 2007

Acessibilidade


Caro visitante, você já ouviu falar em acessibilidade na internet? Num tempo em que se prega a inclusão digital, é necessário lembrar que "todos" devem ter direito ao conhecimento, inclusive as pessoas portadoras de necessidades especiais. Para que isso seja facilitado existe uma série de recomendações que os criadores de páginas html devem observar. Já podemos encontrar sites que disponibilizam esse recurso. Um exemplo disso pode ser conferido aqui, clicando no link "versão acessível". Prestem atenção!
A acessibilidade pode servir a quem tem:
1. Incapacidade de ver, ouvir ou deslocar-se, ou grande dificuldade - quando não a impossibilidade - de interpretar certos tipos de informação.
2. Dificuldade visual para ler ou compreender textos.
3. Incapacidade para usar o teclado ou o mouse, ou não dispor deles.
4. Insuficiência de quadros, apresentando apenas texto ou dimensões reduzidas, ou uma ligação muito lenta à Internet.
5. Dificuldade para falar ou compreender, fluentemente, a língua em que o documento foi escrito. 6. Ocupação dos olhos, ouvidos ou mãos, por exemplo, ao volante a caminho do emprego, ou no trabalho em ambiente barulhento.
7. Desatualização, pelo uso de navegador com versão muito antiga, ou navegador completamente diferente dos habituais, ou por voz ou sistema operacional menos difundido.
Para saber mais sobre o assunto acesse o site Acessibilidade Brasil.

10 comentários:

  1. Olá! Sou Neuza de São Luiz Gonzaga, aluna do curso de informática educacional da UFRGS e temos uma disciplina sobre tecnologias assistivas. Gostei do teu texto, muito interessante. E o blog também.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo. Devemos sempre ajudar nesta campanha e levantar a bandeira da acessibilidade, caso contrário teremos o maior apartheid já existente.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:10 AM

    Oi, Marli! Parabéns pelo blog! Gostei muito! Um grande beijo, Mila

    ResponderExcluir
  4. Faço parte do grupo de estudo do Proa 17 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS.
    Adorei a sugestão para visitar este Blog, achei-o maravilhoso pelo conteúdo apresentado e ferramentas utilizadas. Quanta coisa para se aprender brincando! A acessibilidade é um termo da atualidade que vem recheada de inclusão em todos os sentidos: social, digital...Um abraço: Sirlei-Vacaria-RS

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:20 PM

    Pois é, como webdesigner é uma prática comum essa preocupação com os portadores de dificuldades.

    Um exemplo mto bom de site acessível é o site do capes (www.capes.gov.br).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3:22 PM

    Pois é, trabalhando como webdesigner, é uma prática comum essa preocupação com os portadores de dificuldades.

    Um exemplo mto bom de site acessível é o site do capes (www.capes.gov.br).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. olá Marli, sou cursista de uma especilaização pela UFRGS em TICs na promoção da aprendizagem e passei para ver seu blog. Parabpens por suas produções. Márcia Ferron/RS

    ResponderExcluir
  8. Olá Marli!
    Sou uma das cursista da especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS. Com certeza o seu blog serve de inspiração para outros educadores, tanto pelo conteúdo dele como pela riqueza de recursos utilizados, que o tornam agradável de ser visualizado e lido. Com relação a tua postagem sobre acessibilidade, tenho buscado conhecimentos também nessa área, pois a partir da disciplina/seminário de Tecnologias na Educação Especial, passei a refletir mais sobre esse assunto e o quanto nós educadores precisamos trabalhar na direção de uma sociedade mais inclusiva. Meu aprendizado foi muito rico nessa área, tanto que agora estou a procura de softwares acessíveis as pessoas com necessidades educativas especiais, para auxiliar os educadores que trabalham com estas pessoas. Sou professora de Educação Física e atualmente estou na função de Multiplicadora no NTE de Passo fundo. Vou deixar o endereço do blog “Portadores de Necessidades Educativas Especiais”, como sugestão para você dar uma passada por lá e ver as interações e aprendizagens que fizemos. Esse blog foi criado pelas professoras Ana Tijiboy e Carla valentini, para publicarmos as aprendizagens, questionamentos e reflexões relacionadas às necessidades especiais e as tecnologias.
    Neste blog tem links que levam para outros espaços que tratam sobre esse tema. O endereço é: http://necessidades-especiais.blogspot.com/
    Parabéns pelo se trabalho com/nos blogs.
    Um abração! Sonia Souza – Passo Fundo/RS

    ResponderExcluir
  9. Interessante este artigo. Esta deve ser uma preocupação de todos nós, educadora.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7:43 PM

    Garantir o acesso aos recursos da internet a todos é fundamental em uma sociedade democrática como a brasileira. Parabéns pelo teu trabalho na área da informática! professor João Batista Dornelles. Rosário do Sul. RS.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)