31 outubro 2007

Os Blogs e a Interatividade

Por um bom tempo estive envolvida com estudos da minha especialização e acho que devendo a meus leitores mais publicações. Dia desses passei no google, fiz uma busca pelo meu blog e encontrei referências que desconhecia. Exercício interessante esse. O professor Luiz Aquino, no Blogmestre, comentou um post meu, referindo-se a minha maneira de blogar.

Diz ele:

"A Marly é uma dessas profissionais, que todos nós queremos ver em nossas escolas. Ela tem uma consciência muito crítica sobre a utilização de novas tecnologias na educação. Achei esse último artigo digno de nota.

Outra coisa interessante no Blog dela é a ampla utilização de vários meios para que haja interatividade. Ou seja ela quer realmente promover o debate. Vejo muitos blogs fechados e por que não dizer mesquinhos. O exemplo que ela nos coloca é um desafio para todos nós. Ao utilizarmos a internet nada mudará se não estivermos dispostos a dialogar.

A questão muito simples: não faça das suas páginas um monólogo. Não traga sua aula expositiva para o blog. Ela não dá certo lá na sala de aula e muito menos dará por aqui. Tenho percebido ao escrever na internet que no nosso próprio Blog ganhamos mais quando estimulamos as pessoas a participarem e aprendemos muito mais com elas do que ensinamos algo.

É muito legal ver um professor mexendo nos códigos, indo além, buscando referenciar as palavras, indexar os pensamentos por todo o template. Saindo da mesmice e buscando fazer um trabalho altamente interativo.

Parabéns Marly!"

Caro professor Luiz e demais leitores!

Blog é ferramenta interativa, criada para o encontro, para conversação. Por isso blogar pressupõe que publiquemos nossos posts provocando um público ao debate, convidando a participar. Se for para aproveitar apenas a facilidade de publicação, não estaremos prestando atenção na essência da ferramenta, que é a possibilidade de comunicação mútua e podemos usar um site. Quando publicamos num blog, esperamos retorno do leitor. Por algumas razões(ainda vou tentar investigar mais quais são), esse retorno nem sempre vem em forma de palavras. Só fica registrada a passagem no contador de acessos, o que também não deixa de ser gratificante. Se meus visitantes prestarem atenção, poderão aproveitar alguns recursos, além do espaço dos comentários: mural de recados, sala de chat (pode-se agendar um bate-papo), plugoo (comunicação comigo do blog pelo msn, se eu estiver on line ou deixar mensagem offline), evoca(gravar e enviar mensagem de voz clicando no gravador). Será sempre motivo de prazer responder e trocar idéias. É assim que se constrói conhecimento de forma cooperativa, conforme nos diz Pierre Lèvy na sua teoria da Inteligência Coletiva. Mas para isso o que mais precisamos, antes de tecnologias, é de uma mente aberta. Obrigada a todos os que aqui chegam e deixam sua contribuição ou sua marca. Obrigada, professor Luiz, por reforçar essa idéia da interatividade. É por aí mesmo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)