28 março 2007

Para onde estamos indo?

Nunca se falou tanto da importância das tecnologias integradas à educação como nos últimos tempos. A mídia especializada e até a mídia comum tem dado destaque ao assunto com matérias que trazem a reflexão e destacam exemplos de práticas inovadoras , que promovem a inclusão dos alunos no mundo atual através das novas ferramentas tecnológicas. Com a tecnologia, acontece uma nova maneira de pensar ensino - aprendizagem, pois o educando interage ativamente, sendo mediado pelo educador. Velhos paradigmas começam a ser quebrados, alunos e professores aprendem juntos. Educadores fazem uso da net para pesquisar ferramentas , compartilhar saberes e descobertas através das comunidades virtuais. Discute-se a possibilidade de um computador por criança. Novos profissionais são capacitados para serem multiplicadores dessas novas idéias.Tudo estaria se encaminhando para o avanço na qualidade maior na educação, numa escola mais aberta e atenta às exigências do mundo moderno. No entanto, paradoxalmente, vemos desmoronar algumas de nossas esperanças. Escolas públicas, as que deveriam ser o espaço privilegiado de inclusão, também a tecnológica, estão tendo os espaços pedagógicos fechados, como laboratórios de informática e bibliotecas, com profissionais especializados sendo colocados de volta para a sala de aula, como se apenas lá fosse o espaço para se aprender. Sinceramente, estou preocupada com os rumos da educação na escola pública. Estamos retrocedendo, vendo nosso trabalho, nossa luta sendo esquecidos. É hora dos educadores serem ouvidos . Chega! Queremos condições para trabalhar!

5 comentários:

  1. A gente espera que as coisas mudem pra melhor, a nossa profissão é feita de ESPERANÇA em que se possa ter um MUNDO melhor, mas de vez em qd vem alguém e diz que não podemos sonhar com isso não> Mas a gente é teimoso e quer pagar pra ver! Fé que td vai acabar bem!Marilia/Charqueadas

    ResponderExcluir
  2. Educação integral devia ser um objetivo de todos. Acontece que vemos alguns professores resistentes a mudanças e outros super interessados. Por outro lado, quando interessa a Informática vira carro chefe ou vilão ! Depende de quem está sentado atrás da mesa ! Infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Ei,amiga querida! Parece mentira, mas publiquei um artigo no meu blog tratando de assunto semelhante da mesma maneira que aconteceu com a educação à distância. O que isto siguinifica?
    Que mesmo estando um pouco afastadas nos trabalhos colaborativos com os alunos continuamos próximas nos ideais. E isto muito me alegra. Beijo grande e obrigada por sempre me ter em seu coração.
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    É exatamente isso que vem acontecendo pelo menos há dez anos, tempo em que trabalho em sala de leitura. Já pensei muitas vezes em desistir, porém tenho um ideal: formar leitores (alunos e professores) críticos para que exerçam plenamente sua cidadania.
    Enquanto isso só armam o circo para mostrar trabalho e aparecer na mídia.
    Vamos fazendo a nossa parte porque tem muita gente que trabalha para a mudança.
    Para distrair...
    ...assista ao curta O Nosso Livro, de Cláudia Rabelo Lopes e Luciana Alcaraz, tendo no elenco Marcos Caruso e Vera Holtz. São alguns minutos de emoção. É inesquecível!
    Está no meu Blogstórias Essenciais e no Porta Curtas Petrobrás.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. esejo que sua Pascoa seja repleta de...

    __**_**
    _**___**
    _**___**_________**** HARMONIA
    _**___**_______**___**** AMOR
    _**__**_______*___**___** SAÚDE
    __**__*______*__**__***__** PAZ
    ___**__*____*__**_____**__* UNIÃO
    ____**_**__**_**________** CARINHO
    ____**___**__** COMPREENSÃO
    ___*___________* FELICIDADE
    __*_____________* E MUITAS OUTRAS
    _*____0_____0____* COISAS BOAS
    _*___/___@___\___* QUE VOCÊ
    _*___\__/...\__/___* MERECE!!!
    ___*_____W_____*
    _____**_____** AHHH!!!!!!!!
    _______***** E CHOCOLATES TAMBEM!!!

    Um abração!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)