Nunca se falou tanto da importância das tecnologias integradas à educação como nos últimos tempos. A mídia especializada e até a mídia comum tem dado destaque ao assunto com matérias que trazem a reflexão e destacam exemplos de práticas inovadoras , que promovem a inclusão dos alunos no mundo atual através das novas ferramentas tecnológicas. Com a tecnologia, acontece uma nova maneira de pensar ensino - aprendizagem, pois o educando interage ativamente, sendo mediado pelo educador. Velhos paradigmas começam a ser quebrados, alunos e professores aprendem juntos. Educadores fazem uso da net para pesquisar ferramentas , compartilhar saberes e descobertas através das comunidades virtuais. Discute-se a possibilidade de um computador por criança. Novos profissionais são capacitados para serem multiplicadores dessas novas idéias.Tudo estaria se encaminhando para o avanço na qualidade maior na educação, numa escola mais aberta e atenta às exigências do mundo moderno. No entanto, paradoxalmente, vemos desmoronar algumas de nossas esperanças. Escolas públicas, as que deveriam ser o espaço privilegiado de inclusão, também a tecnológica, estão tendo os espaços pedagógicos fechados, como laboratórios de informática e bibliotecas, com profissionais especializados sendo colocados de volta para a sala de aula, como se apenas lá fosse o espaço para se aprender. Sinceramente, estou preocupada com os rumos da educação na escola pública. Estamos retrocedendo, vendo nosso trabalho, nossa luta sendo esquecidos. É hora dos educadores serem ouvidos . Chega! Queremos condições para trabalhar!
A gente espera que as coisas mudem pra melhor, a nossa profissão é feita de ESPERANÇA em que se possa ter um MUNDO melhor, mas de vez em qd vem alguém e diz que não podemos sonhar com isso não> Mas a gente é teimoso e quer pagar pra ver! Fé que td vai acabar bem!Marilia/Charqueadas
ResponderExcluirEducação integral devia ser um objetivo de todos. Acontece que vemos alguns professores resistentes a mudanças e outros super interessados. Por outro lado, quando interessa a Informática vira carro chefe ou vilão ! Depende de quem está sentado atrás da mesa ! Infelizmente.
ResponderExcluirEi,amiga querida! Parece mentira, mas publiquei um artigo no meu blog tratando de assunto semelhante da mesma maneira que aconteceu com a educação à distância. O que isto siguinifica?
ResponderExcluirQue mesmo estando um pouco afastadas nos trabalhos colaborativos com os alunos continuamos próximas nos ideais. E isto muito me alegra. Beijo grande e obrigada por sempre me ter em seu coração.
Andrea
Oi,
ResponderExcluirÉ exatamente isso que vem acontecendo pelo menos há dez anos, tempo em que trabalho em sala de leitura. Já pensei muitas vezes em desistir, porém tenho um ideal: formar leitores (alunos e professores) críticos para que exerçam plenamente sua cidadania.
Enquanto isso só armam o circo para mostrar trabalho e aparecer na mídia.
Vamos fazendo a nossa parte porque tem muita gente que trabalha para a mudança.
Para distrair...
...assista ao curta O Nosso Livro, de Cláudia Rabelo Lopes e Luciana Alcaraz, tendo no elenco Marcos Caruso e Vera Holtz. São alguns minutos de emoção. É inesquecível!
Está no meu Blogstórias Essenciais e no Porta Curtas Petrobrás.
Abraços.
esejo que sua Pascoa seja repleta de...
ResponderExcluir__**_**
_**___**
_**___**_________**** HARMONIA
_**___**_______**___**** AMOR
_**__**_______*___**___** SAÚDE
__**__*______*__**__***__** PAZ
___**__*____*__**_____**__* UNIÃO
____**_**__**_**________** CARINHO
____**___**__** COMPREENSÃO
___*___________* FELICIDADE
__*_____________* E MUITAS OUTRAS
_*____0_____0____* COISAS BOAS
_*___/___@___\___* QUE VOCÊ
_*___\__/...\__/___* MERECE!!!
___*_____W_____*
_____**_____** AHHH!!!!!!!!
_______***** E CHOCOLATES TAMBEM!!!
Um abração!