17 janeiro 2010

Haiti, saiba o que a TV não mostra


Fico imaginando que se por acaso existe o inferno, o endereço passou a ser o Haiti. Instalada no aconchego do meu sofá, na minha casa ampla e confortável, não consigo tirar da minha cabeça as imagens terríveis do sofrimento, do abandono. O que fazer? Por onde começar? Acho que só se pode suportar qualquer situação, quando não há outra solução, quando somos colocados diante da tragédia, sem escolha. Olhando à distância, não consigo sequer cogitar ser capaz de dar a volta por cima numa realidade daquelas. O Ano Novo, recém nascido de 15 dias, já trouxe várias tragédias naturais , respostas das próprias ações humanas , que não precisa muito esforço para compreender. Porém entender por que esse terremoto foi acontecer justamente numa das nações mais pobres do mundo, é muito mais complicado. Enquanto isso , a imprensa tem um prato cheio, mostrando o que interessa mostrar.Mas para quem deseja entender melhor a real situação vivida pelos haitianos, recomendo a leitura do blog da equipe de pesquisadores da UNICAMP, que está no país fazendo uma pesquisa de campo e a postagem do blog História em Projetos, Antes e depois do terremoto: A incapacitação do Haiti , por Ashley Smith, Counterpunch . Não deixe de ler. Tomara que a ajuda não cesse junto com as manchetes dos noticiários e o mundo conheça a verdadeira história desse povo, intercedendo em seu favor, sem outros interesses que não sejam a verdadeira solidariedade.

12 comentários:

  1. Oi Marli,
    Foi muito bom estar aqui com você hoje, dei uma passadinha lá na Conceição para ler a outra face dos fatos, a política mais devastadora que assola tantos outros Haitis. Pelo menos isso estimula a verdadeira caridade entre as pessoas e nos aproxima muito mais das fronteiras que isolam porque ficamos muito tempo recolhidos em nosso mundinho buscando sempre o conforto próprio. Estamos nos abrindo ao mundo e conhecendo as histórias que nos cercam, advertem e nos convidam a ler mais as entrelinhas globais.
    Um abração!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog!!
    EU sou estudante de Serviço Social da Universidade federal fluminense, e nao consigo me conformar com as manchetes qpresentadas pelos jornais...
    valew a dica do blog dos pesquisadores.

    estarei seguindo vc e espero sua visita no meu humilde blog.
    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli! Tudo bem? Ontem à noite, eu lia o jornal El Pais, da Espanha, e eles deram um enfoque "bem real" do caos. A manchete era "O Haiti não existe mais"... a situação é desesperadora e nem toda a boa vontade do mundo conseguirá, em pouco tempo, mudar a situação caótica, de fome, sede e das doenças que começam a se manifestar.

    ResponderExcluir
  4. Pro. Rocio
    O blog dos pesquisadores realmente explica o que a imprensa não publica. Fico impotente em não ajudar de alguma forma. Será que não vão disponibilizar uma conta para as pessoas que querem ajudar, fazê-lo...Quantas pessoas estão passando mensagens pelo celular, e estão vivas, resistindo.....Orarei por elas nas minhas orações do Rosário de Nossa Senhora de Fátima...Talvez não seja o fim para os que se foram, mas o início de uma nova caminhada: que o espírito seja leve, flutue, num oásis de bênçãos celestiais....

    ResponderExcluir
  5. Há sim contas abertas para ajudar. Aqui algumas:
    A ONG Viva Rio, que desenvolve projetos no Haiti, abriu uma conta para arrecadar doações:
    Banco do Brasil
    Agência 1769-8
    Conta 5113-6

    A Cruz Vermelha do Brasil também está recebendo fundos para ajudar as vítimas:
    Banco HSBC
    Agência 1276
    Conta 14526 - 84
    CNPJ 04.359688/0001-51.

    Veja aqui http://bitpop.com.br/link/link.php?url=ndhv

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marli!

    Obrigada por compartilhar os blogs Pesquisadores da Unicamp no Haiti e História em projetos!

    É muito importante que a gente procure outros olhares sobre os fatos além do que nos é imposto pela mídia monopolizada!

    Principalmente nós que estamos nas salas de aula!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oie Marli.

    Vi que eh professora! li a materia sobre magisterio.

    Fiz magisterio, não cheguei a me formar....rs

    abs

    ResponderExcluir
  8. Olá Marli.
    Realmente esse blog nos provoca um "olhar resignificado", sobre os acontecimentos. E afirman mais uma vez o fato da mídia ser movida por "interesses" e não pela verdade.
    Fica aqui o convite para visitar meu humilde blog: http://cabanadolui.blogspot.com

    Forte abraço Marli e um 2010 iluminado.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse espaço. Certamente voltarei mais vezes.
    Eu estou até agora horrorizada com o que está acontecendo.
    Que os bons ventos soprem a favor da Educação neste ano de 2010 porque a coisa está crítica.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveita para desejar um bom final de semana.
    A Paz !
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  10. Caros amigos(as) visitantes!
    Hoje li uma matéria do jornalista da Zero Hora que está retornando do Haiti, onde foi fazer a cobertura dessa tragédia entitulada "O retorno do Inferno". Exatamente como imaginei esse pobre país que ainda está sob ameaça de novo terremoto. Nossos problemas parecem tão pequenos diante de tudo isso! Fico imaginando onde vamos parar diante de tantos acontecimentos que demonstram a fúria da natureza.Pelo que vimos na recente conferência dos países que resultou em frustração, já que ninguém quer abrir mão de privilégios, só nos resta intensificar o trabalho de conscientização como educadores. Estou convencida de que se não for pela educação, não haverá mais solução! Que Deus nos ajude! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Querida Marli! Acredito que muitos compartilham de nossa inquietação diante dos fatos. Também postei sobre os canais de ajuda para doações. Valeu pela indicação. Vou ler também!
    beijos e bom fim de férias!

    ResponderExcluir
  12. Olá Marli, gostei muito da sua reflexão, espero que o Haiti não fique esquecido após alguns meses, que ao menos pessoas como nós que tendemos à uma reflexão além tragédia continuemos a fazer exercício nossa solidariedade. Bjo
    http://compromissocomoacaso.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)