25 janeiro 2010

O Apelo do Papa Bento XVI

Estava pensando no que publicar de interessante aqui no blog, quando me deparo com a notícia sobre o pedido do Papa aos padres, para que utilizem blogs a fim de evangelizar e se aproximar dos jovens. Considerando o conservadorismo da Igreja e em especial do papa em questão, essa postura contribuirá para, quem sabe, quebrar algumas resistências e preconceitos em relação ao uso da tecnologia, principalmente da parte de alguns educadores que parecem ter congelado no tempo. Se até o Papa recomenda, quanto mais os outros simples mortais. Se bem que foi-se o tempo em que a palavra do Papa era incontestável. Já pensou se todos levassem ao pé da letra o "pecado em usar a camisinha"? Mas nesse caso eu aplaudi o Papa. Até que enfim se vê uma atitude coerente da Igreja Católica! É óbvio que isso não é suficiente para consquistar fiéis. Pode-se usar o blog ou outra ferramenta de comunicação, tanto a Igreja quanto a Escola, para pregar um discurso ultrapassado. Portanto o uso da tecnologia é positivo , mas precisa vir aliado à abertura para a troca de ideias, sendo um suporte de uma comunicação de mão dupla. Não quero dizer com isso que a Igreja deva abrir mão de suas leis, princípios, convicções, só porque muitos muitos "fiéis" aderiram à libertinagem. Mas dialogar e ser flexível à realidade é racional. Sempre pensei que temos de nos adequar às mudanças. Não que tenhamos de nos "acostumar a qualquer mudança", mas aproveitar os novos recursos como formas alternativas de conseguir o que queremos e devemos. Se ler é importante e muitos jovens gastam mais tempo na internet, então vamos levar a literatura até ela. Se os jovens deixaram de ir à Igreja e estão navegando, que possam encontrar Deus na rede e reencontrar valores que não podem se perder com as mudanças do mundo. O que não adianta é remar contra a maré. Vejam a matéria!

Por Deus, tenham um blog!. diz papa aos padres


Por Philip Pullella

VATICANO (Reuters) - Por de Deus, tenham um blog!, disse o papa Bento 16 aos padres católicos neste sábado, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para espalhar as mensagens do evangelho.

Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o papa, 82 anos e conhecido por não amar computadores ou a Internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o "rico menu de opções" oferecido pelas novas tecnologias.

Leia o artigo inteiro aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)