04 fevereiro 2010

Volta às aulas

As férias estão acabando. Hora de começar a se organizar para voltar às aulas com a energia renovada, porque a molecada com certeza está a mil por hora. E todas as novidades são bem-vindas para nos auxiliar a elaborar aulas mais dinâmicas e atraentes. A Microsoft Educação está apresentando alguns programas gratuitos para donwload no site Conteúdos Educacionais. Fica aí a dica para entrar, explorar as possibilidades e aproveitar! Clique na imagem para ampliar.


6 comentários:

  1. OI Marli,
    Legal, gostei da dica. O pessoal do LIED (Laboratório de Informática Educativa) da escola irá adorar. As aulas por aqui começarão após o carnaval. Houve reposição de greve até final se janeiro. Estamos no período de recesso, quinze dias. Aqui no norte é diferente daí do sul. O verão é em julho e por isso mesmo esse é o mês das férias alongadas. Mas não pense que agora não é tempo de calor, só que é tempo de mais chuvas e daí eles chamam de "inverno". A temperatura em média anul beira a 33 graus, com seus picos oscilando...
    Um afetuoso abraço com um tiquinho do calor paraoara!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  2. Rocio, querida! Muita luz pra você e que este ano de 2010 todos os desafios sejam superados e a certeza de estar no caminho certo diminua as dores da caminhada. Você consegue. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli,

    Bom retorno ao trabalho.

    Numa sociedade cada vez mais conectada e colaborativa, usar software proprietário em Educação é um deserviço a Educação para a Era da informação.

    Na melhor das hipósteses você restringe o poder de inovar em Educação.

    Claro que é só minha opinião, não uma verdade absoluta.

    abração pra ti e um ótimo 2010!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérgio, obrigada e um bom 2010 também para você. Eu respeito a tua opinião, até porque em parte eu concordo. Simpatizo muito com o software livre, acho uma ótima opção, mas não gosto de radicalizar. Não estou defendendo ou criticando um ou outro tipo de software. Prefiro canalizar meu tempo e energia para proporcionar a meus educandos experiências que os façam crescer, colaborar, se tornar mais humanos e tolerantes , independente dos meios que eu dispuser e utilizar para isso. Usando software livre ou proprietário tenho me esforçado para contribuir com uma educação melhor.Pior que usar software proprietário, é rodar sem sair do chão ficando só no discurso.E disso eu tenho visto muito. Isso também é um deserviço à Educação. Mas como você diz, ninguém é dono da verdade.O importante é cada um ser verdadeiro naquilo que prega ou busca. Meu foco é outro. abração!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marli!

    A escola em que trabalho usa software proprietário!

    Há uns dois anos, quando comecei a usar a web mais efetivamente nem pensava nessas questões: livre ou proprietário... aos poucos, estou aprendendo com vocês, da lista Blogs_Educativos... E vendo que é um debate que deve estar nas escolas...

    A maioria dos colegas tem preconceito contra o Linux... e o pior: nunca usaram!!!

    Para completar, o governo do estado, no projeto Professor Digital financia notebooks com software proprietário... um contrasenso...

    Mas como dizes, o mais urgente, é conquistar os colegas para o uso da web como espaço de construção do conhecimento. Se não, a gente "roda sem sair do chão, fica só no discurso."

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Suely!

    Não sei se é só preconceito. Penso que também não há sempre oportunidade ou formação nessa opção. A maioria dos educadores ainda nem conhece qualquer das opções, por isso eu acho que o foco prioritário é a inclusão digital, é partir pra ação mesmo, integrando as tecnologias na prática educativa. Essa briga livre x proprietário pode ser importante, mas cada coisa tem seu tempo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)