18 junho 2010

José Saramago se foi, suas ideias ficam

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara".
jose-saramago-1
"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo."

Última Postagem de José Saramago em seu blog Outros Cadernos.

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma".

Por coincidência a minha postagem anterior fala do olhar. Hoje presto minha homenagem ao escritor José Saramago e cito uma  de suas grandes obras, livro que tenho como uma referência obrigatória: Ensaio sobre a Cegueira. Uma metáfora da vida, uma  verdade dura, mas reflexão necessária. Não sei se é privilégio ou castigo enxergar em terra de cegos. É para pensar muito. Também seus últimos escritos em seus blog, são como uma recomendação a todos nós. Pensar é preciso. Em meio a tantas informações que dispersam nossa atenção, pensar é preciso sim. Obrigada, Saramago! Provavelmente o Deus no qual você não acreditava, esteja te recebendo de braços abertos.

3 comentários:

  1. Oi Marli,
    Também gosto de ler "Ensaio sobre cegueira", comprei este livro em dezembro de 1995, e li em menos de quinze dias na época, fiquei deslumbrada com a "metáfora da luz branca - da vida como diz". Ali nos deparamos com os instintos, os movimentos mais primários, e a angustia de quem tem olhos e de quem não vê, mas, desconfia até ter certeza que alguém enxerga. E daí que abafar, escravizar... Quandos todos voltam a enxergar a contrariedade novamente aparece, a pessoa que sozinha via, deixa de ver no meio da multidão. O que irá mudar? O caráter, a dignidade, o amor, a forma de VER A VIDA...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli. Antes de mais nada quero agradecer pela visita e comentário.E quanto a questão de tempo-ou falta dele-, tentemos fazer como Saramago, o Mago, "Sem pressa, mas sem perder tempo". Parabéns pela postagem. J. Saramago certamente contribuiu para perfumar e embelezar mais ainda a última flor do Láscio. Bjs freternos dessa junina Belém.
    Franz

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)