23 fevereiro 2012

A escola que encanta e transforma vidas

DSC07559Hoje, dia 23, inicia o ano escolar, com uma jornada de educação. Pela manhã, reunião pedagógica na escola, reencontro com colegas, discussão do calendário 2012, reflexões.  Cada qual tocando a música com seu instrumento, mas todos buscando o mesmo tom, o mesmo ritmo, a mesma harmonia. Agora, estou acompanhando a palestra do professor Max G. Haetinger, que já é meu contato no facebook (maxhaetinger)  há algum tempo e também já tive oportunidade de assistir em outras ocasiões. Sem conexão wi-fi  e sem 3G , resolvo registrar  modo off line, pelo windows writer para postar depois. 
Como podemos fazer uma escola mais alegre? Como o aluno aprende? Indagações e provocações iniciais do professor. Como podemos dar aos alunos possibilidades de se construir? Antigamente encantamento lembrava  , a fantasia, a educação infantil. Hoje, encantamento tem outra dimensão. O mundo de hoje nos encanta, a todas as gerações.  Hoje a escola precisa trazer  o prazer, a ludicidade para gerar mais aprendizagem( Freinet). Enquanto não houver motivação, não há aprendizagem. O prazer, o lúdico da educação infantil deve  perpassar no restante da vida escolar, mas a escola tradicional vai podando. 
Vento algum é favorável para quem não sabe onde ir(Sêneca) . Precisamos de um norte na educação.  precisamos , neste século, trabalhar na formação das pessoas. Formação que vai além do diploma. A escola do passado cumpriu seu papel  , no seu tempo certo. Seu objetivo era informar, pois o acesso à informação  era privilégio de poucos e a escola,  o único local onde se adquiria essa informação.  Era necessário decorar, porque não havia onde acessar  fora dela. Desprezar a escola antiga é cuspir  no prato que comemos.  Porém hoje, o acesso à informação não é exclusividade da escola. Hoje, além da informação, é preciso trabalhar uma série de competências e habilidades, conhecimento, ética, desenvolvimento corporal, enfim, formação! Hoje temos leis que permitem  os alunos  estudarem fora da escola, em casa.  Porém, a formação necessita do “outro”!  Limites e valores precisam ser trabalhados em todos os níveis escolares.
Jovens e crianças não mantém a atenção muito tempo, porque ela é fragmentada  em virtude dos muitos estímulos.Geração alt+tab, multitarefa. Por isso precisamos.  trabalhar exercícios de atenção . O professor atual precisa ser curioso, para que seu aluno também seja, tenha entusiasmo em aprender. Para ter sucesso como professor, é preciso fazer diferente, inovar, encantar, surpreender o aluno.  Para inovar é preciso desenvolver a criatividade, que por sua vez vem da curiosidade. A máquina não cria. Isso só quem faz é o homem. Lembrei da afirmação do Sugata Mitra, durante a Campus Party : “ O Google tem todas as respostas, mas não  sabe fazer perguntas.” Lembrei também da citação do Paulo Freire que adotei como lema:"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".Também lembrei da frase que coloquei no meu perfil do twitter: “Sou uma curiosa. Adoro aprender!” .  Assim, eu assino, endoço e adoço o que o professsor Max afirma.  Precisamos aprender  em rede, nas trocas, na interação. Criar redes reais  e ser humilde para aprender com o colega ao lado.  Trabalhar com intercâmbio, derrubar paredes. Nossa escola deve ter muitas janelas para nos comunicarmos com  o outro, com o mundo.
Para encantar na educação, precisamos usar os meios de comunicação social. Computador, tV, vídeo, câmara digital, celular, etc, etc. O uso da tecnologia dá um sentimento de pertencimento  , pois o aluno está cercado dela. Mas é preciso usá-la rotineiramente, não eventualmente.  Professor e aluno aprendem juntos, cooperando.
Sócrates assim como Vigostky, Piaget, disseram que conhecimento só acontece através da troca, num ambiente dialógico. Professor atual precisa  fazer perguntas, mediar, dar autonomia para o aluno responder. Perguntas precisam ser inteligentes, que criem curiosidade. Enfim, professor inovador  necessita ser um pouco psicólogo, técnico, idealista, criativo, entre outras coisas.
“Escola que encanta é o lugar onde se faz amigos. não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos. Escola é sobretudo gente, gente que trabalha, gente que estuda, gente que se alegra, se conhece, se estima”. Paulo Freire.   
O amor do professor com o aluno é aquele do comprometimento  com o crescimento do outro.

Saiba mais sobre Max no
You tube: maxcriar
Site: www.maxcriar.com.br

Um comentário:

  1. Adorei esta foto. Quanta sabedoria, criatividade e vontade de fazer diferente juntos no mesmo lugar.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)