11 fevereiro 2012

Sugata Mitra: o mestre inspirador!

421422_2701817949646_1382614950_32249779_1251766872_n
A abertura da Educa Party , com Sugata Mitra, foi um presente aos 250 educadores convidados para o encontro exclusivo no Hotel Holiday Inn e após no grande palco da arena da Campus Party 5, no Parque Anhembi.O pesquisador indiano é bastante conhecido pelas experiências realizadas com crianças , às quais comprovaram que as mesmas, em contato com a tecnologia, conseguem aprender sem a interferência dos adultos, apenas precisando serem instigadas  por eles com boas perguntas. Uma das experiências mais conhecidas é a do buraco no muro, onde ele inseriu computadores, deixando as crianças que não tinham nenhum acesso anterior aos mesmos explorarem as máquinas. O resultado mostrou que rapidamente elas se apropriavam e umas orientavam às outras.

Sugata Mitra trouxe  afirmações muito relevantes e instigantes. Diz ele que o google sabe muitas ou todas as respostas, mas não sabe fazer perguntas e é ali que está o papel do professor hoje. O grande problema dos professores ainda é a pretensão de deter o saber ou a péssima mania de entregar respostas prontas. Precisamos motivar os “aprendizes”, transformando o conteúdo a ser trabalhado em uma boa pergunta. A partir daí permitir automia para a busca das respostas.

Por fim, a grande citação que nos fez refletir muito; “ Se existe um professor que pode ser substítuído pela máquina, então ele deve ser substituído”. Com isso, devemos entender que o professor é e sempre será imprescindível , mesmo diante de tanta modernização trazida pela tecnologia, porque esta não trará mudanças significativas se não houver  a mediação que provoque a reflexão, transformando as informações em conhecimentos e  estes, por sua vez gerando felicidade.

Vídeo da palestra na Arena da Campus Party!

2 comentários:

  1. Não é que a danada posou para foto com o Sugata Mitra?
    Pena não ter podido estar lá com vocês ao vivo, mas acompanhei muita coisa online. E o que ainda não vi, vou arranjar um tempinho para ver.
    Abração, Marli.

    ResponderExcluir
  2. Pois, Fernanda, para essa foto vale a maior cara de pau mesmo. Eu tb não pude acompanhar muita coisa. Era concomitante. Me deu uma ansiesdade danada. Mas agora tem bastante coisa em vídeo. BJ!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)