11 fevereiro 2014

Dia da Internet Segura - Comportamento na Rede


O dia de hoje, 11 de fevereiro, foi estabelecido como o Dia da Internet Segura. Cada vez mais, faz-se necessário discutir o tema, frente a tantos crimes e comportamentos inadequados, em especial, nas redes sociais. É papel de todos refletir e conscientizar a quem pudermos. Na minha escola, faço um trabalho de orientação sobre cidadania digital, afinal, navegando na web, estamos interagindo com o mundo e as regras sociais são as mesmas que fora do mundo virtual.  Quero destacar dois casos que ocorreram nos últimos tempos, dentre tantos outros, para ilustrar os riscos de mau uso das redes sociais.

Em novembro de 2013, uma jovem de Veranópolis, cidade vizinha da minha, suicidou-se depois de saber através de uma amiga, que uma foto íntima, capturada pelo ex-namorado através de print screen num momento de exposição na webcam, estava circulando numa rede social. Tem se multiplicado casos como esse em que jovens se expoem em momentos de intimidade e, rompido o relacionamento, acabam se tornando  vítimas , por vingança ou exibicionismo do outro. É necessário conscientizar os jovens  que  estando na rede, não há o controle sobre o que o outro fará com o que  dizemos ou mostramos. Cada um precisa avaliar de forma racional , não  deixando só emoção falar. Por outro lado, ninguém tem o direito de expor  quem quer que seja, sem autorização. E não  é apenas o autor da imagem , mas também quem ajudou a espalhar a mesma que cometeu o crime. 

Não nos enganemos, porém, achando que só adolescentes imaturos e impulsivos comportam-se indevidamente no meio virtual. Pior ainda, quando pessoas que deveriam ser referência, como foi o caso de Professores Universitários que publicaram  sem autorização a foto de um passageiro no aeroporto, manifestando preconceito pelo seu vestuário, julgando-o "pobre". Espanta a ingenuidade dessas pessoas que escarneceram da pessoa que,  por ironia, tratava-se de nada menos, nada mais que um advogado voltando de um cruzeiro, como se estivessem entre quatro paredes e não numa rede social  onde a visibilidade é evidente. Com certeza, a reputação da professora que publicou a imagem e de todos os colegas que partilharam comentários preconceituosos foi por água abaixo. Com que moral esses profissionais poderão entrar na sala de aula para orientar seus alunos?

Esses dois casos, mostram que o mau uso da internet pode trazer danos irreversíveis, pois o alcance de nossas ações é imensurável e o estrago também. Assim como podemos alcançar o sucesso, potencializar amizades, aprender de forma colaborativa, revelar nossas habilidades, também podemos destruir nossa imagem ou vidas. É urgente a reflexão e mudanças de atitude.

Para promover o uso seguro da web, a GVT e a SaferNet estão realizando por todo o Brasil uma pesquisa sobre Hábitos de Navegação na Internet.As informações colhidas serão utilizadas na elaboração de conteúdos educativos voltados, especialmente, para crianças e adolescentes, orientando o uso responsável, seguro e cidadão da internet e a preservação da segurança on-line. Acesse aqui

4 comentários:

  1. Oie!

    Uma pauta permanente pra todos!
    Especialmente, nas escolas!
    Já tivemos atritos na sala de aula por causa de publicações em redes sociais...
    Quer dizer, nossas vidas online e "presencial" (não gosto dessa palavra!) não se separam!
    O caso dos comentários da professora sobre a foto do advogado me deixa envergonhada.
    E esse comportamento (da profe da universidade) está em muitas universidades... é uma puxação de tapete...
    Bom, e a menina de Veranópolis - uma tragédia.
    Obrigada pelo texto!
    Tô levando pra minhas alunas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Suely, as pessoas precisam ter em mente que o alcance do que é publicado na rede é imenso e não fica restrito a uma círculo fechado de amigos, especialmente se a privacidade não é bem configurada. Socializar imagens sem autorização,mesmo que para brincadeiras inconsequentes, pode gerar reações que não se sabe quais são. Quanto à questão dos professores, mostra bem como fazer para destruir a própria imagem. E às vezes são pequenos detalhes que as pessoas vasculham e juntando os pontos formam um quebra-cabeças negativo perante o mundo.
    Abraço, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Marli:
    ficou ótimo o texto.Tomara que muita gente o leia.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Fátima. Precisamos debater o tema.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)