03 janeiro 2015

Curso PROINFO- TICs

No ano de 2014 iniciei a experiência de tutoria pelo programa do PROINFO integrado, sendo formadora do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, de julho a dezembro. Fui a única selecionada na 16 CRE, por isso atendi professores de vários municípios: Nova Bassano, Nova Prata, Nova Araçá, Paraí, Guaporé, Serafina Corrêa. O curso foi semipresencial e os encontros presenciais foram realizados  no Colégio E. Pe. Colbachini, em Nova Bassano e na Escola de Ensino Médio Onze de Agosto, em Nova Prata. 
Houve um número grande de inscrições e foi necessário utilizar critérios para definir as vagas. As escolas com maior números de inscritos foram contempladas. No primeiro encontro foi detalhado o curso e alguns professores inscritos optaram por não realizar o mesmo, já que acharam que não conseguiriam se comprometer e conciliar as atividades. Iniciamos então propriamente com 40 cursistas, sendo que apenas um desistiu durante o curso  e os demais todos aprovados. 
Foi necessário adaptar  o conteúdo  proposto, dosar as atividades em virtude da carga horária pesada que  os professores têm, precisando usar tempo extra para as formações. Fiquei muito satisfeita com  a sede de conhecimento que os educadores demonstraram e com o comprometimento que encaram o desafio, muitos deles até  nos sábados pela manhã. 
A grande maioria tinha pouca experiência com o uso de tecnologias o que tornou o desafio maior, Porém, desde o início houve motivação, trabalho colaborativo, utilização das ferramentas estudadas na prática pedagógica. Mais do que conhecimentos adquiridos, houve um despertar da curiosidade e de consciência da importância do uso adequado, interativo das tecnologias. 
Encerro o curso me sentindo gratificada , pois sempre foi uma preocupação minha a formação dos professores para o uso das tecnologias e ter contribuído para isso com um grupo significativo me alegra e sei que com certeza não foi em vão.  Tenho a convicção de que as aulas  de muitos alunos serão diferentes em 2015.
Agradeço ã SEDUC pela oportunidade e aos cursistas pelas aprendizagens mútuas que trocamos durante esses 6 meses, além das amizades construídas que permanecerão.  Aqui estão as AVALIAÇÕES.  (clique no link) realizadas pelos cursistas. Até uma próxima oportunidade!

ASSISTA AO VÍDEO


VEJA AS FOTOS DO ENCERRAMENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)