14 março 2015

Somos sujeitos ou objetos?




            Quem me conhece bem sabe que sou bastante introspectiva e de poucas palavras. Penso muiiittooooooooooo antes de me manifestar sobre assuntos que penso que domino e nunca falo sobre o que não tenho conhecimento de causa. Fico abismada , assustada e incomodada com a falta de cuidado que muitas pessoas tem de abrir a boca ou mais precisamente, no espaço virtual, "mover os dedos". Sou a favor da democracia e das opiniões, mas que sejam fundamentadas em argumentos próprios e não em "achismos", induções, muito menos emitidas com violência e hostilidade.
           Estamos num momento histórico em que está muito difícil acreditar em alguém, politicamente falando. Os discursos são eloquentes e as caras de pau impressionantes. Diante de tantos discursos acalorados, cujos argumentos parecem sempre verdade,  o melhor é cada um se ater aos "fatos", analisar perdas e ganhos em suas próprias vidas e colocar na balança. Cada um sabe de si e onde o sapato aperta ou deixa de apertar. Os fatos falam por si. Estamos num momento de desesperança e incertezas, carentes de referências, mas de uma coisa eu tenho absoluta certeza: ditadura não desejo nunca mais. Nasci quase junto com ela e cresci vendo suas barbaridades, liberdades cerceadas e decisões tomadas à força de cima para baixo. 
         Por mais falha que seja a nossa democracia, ainda assim temos a liberdade para exigir mudanças e lutar por elas. Que todos os corruptos, de TODOS os partidos sejam responsabilizados. Impeachment? Na minha opinião, a emenda ficaria pior que o soneto. Como educadora, minha missão e manisfestação está em sala de aula, preparando e formando cidadãos íntegros, conscientes e críticos. 
            Que Deus olhe para o Brasil  e aconteça o melhor! 

Um comentário:

  1. Olá Marli!! Quanto tempo não venho aqui. Estive com meu blog parado por algum tempo e estou retornando aos poucos. Várias situações na minha vida profissional foram me mostrando o quão importante era manter este espaço e hoje fiz uma reflexão lá justamente sobre o que falas em teu post.

    Também penso muito antes de falar, mas há coisa que realmente não dá para aceitar. seria como andar para traz, não só pelo retorno, mas pelo retorno sem uma reflexão significativa e muito bem estruturada!

    Adorei essa coincidência! Estou contigo nesta luta!
    Um abraço grande pra ti!

    Vanessa Vieira
    Educar para Transformar

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)