14 junho 2016

Minha Participação na 1ª FLICIA, Festa Literária de Cianorte

No dia 9 de junho estive participando  da  I Festa Literária de Cianorte - FLICIA - no norte do Paraná. O evento ocorreu entre  os dias 07 e 10 junho, incluindo na programação apresentações artísticas e culturais, teatros, contação de histórias, exposição e venda de livros, relatos de experiências, trabalhos científicos e literários, mesas-redondas, homenagem aos escritores locais e premiação do V Concurso Municipal de Poesias. Minha participação ocorreu numa mesa redonda para discutir "Os desafios para incentivar a leitura na era digital", juntamente o com o jornalista mestre Rômulo Tondo, de Santa Maria, RS, mediada pelo jornalista Cléber Gonçalves, de Cianorte. Na minha exposição, abordei questões como as novas formas de leitura hipertextual, a necessidade de nos apropriamos das ferramentas digitais para incentivar nesse meio a leitura literária, porta de entrada para o gosto pela leitura e formação de leitores competentes e estratégias  para incentivar a leitura em ambos os suportes, livro digital ou físico. Compartilhei experiências como a Feira do Livro do Colégio Estadual Pe. Colbachini, onde trabalho e que nesse ano promove a 13ª edição , já somando 90 escritores presentes e mais de 12.400 livros dos mesmos adquiridos, lidos e trabalhados pelos alunos. Além disso compartilhei experiências e projetos colaborativos desenvolvidos por mim  no meio digital , incentivando  o gosto pela formação de leitores com o uso das tecnologias. Além disso, em outro momento realizei uma oficina de Blogs como Recursos Didáticos, para professores e acadêmicos. 
Foi uma experiência gratificante, que me proporcionou a alegria de vivenciar o primeiro evento literário do município, realizado com muito sucesso, repleto de público, infantil e adulto, circulando em meio à magia de personagens e  livros. Que essa seja a primeira de muitas edições da FLICIA!

Entrada da FLICIA,Centro Estadual de Educação Profissional - Escola Técnica
Eu e Rômulo Tondo, recepcionados pelo grupo Companhia Espaço Sou Arte, de Campo Mourão , que apresentou o espetáculo Num reino de príncipes e princesas
Durante a mesa redonda
Durante a mesa redonda
Durante a mesa redonda
Durante a mesa redonda
Público infantil recepcionado pelos personagens das histórias infantis
Público infantil recepcionados pelos personagens das histórias infantis
Companhia Espaço Sou Arte, de Campo Mourão
Companhia Espaço Sou Arte, de Campo Mourão
Com Rômulo Tondo, esperando conexão no Aeroporto de Guarulhos- SP
Com Cléber Gonçalves, de Cianorte, PR e  e Rômulo Tondo, de Santa Maria, RS

Mais informações e imagens  aqui. 

Um comentário:

  1. Olá, Marli. Que delícia isso. Aqui em SJC não participamos tanto de feiras literárias. instigo os alunos, consigo que a escola libere apesar do calendário apertado, mas quando é pra fechar o ônibus, os alunos não querem ir porque precisarão disponibilizar alguns reais para pagar transporte e entradas. Triste isso.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)