28 dezembro 2008

No ano passado...

Já repararam como é bom dizer "o ano passado"? É como quem já tivesse atravessado um rio, deixando tudo na outra margem...Tudo sim, tudo mesmo! Porque, embora nesse "tudo" se incluam algumas ilusões, a alma está leve, livre, numa extraodinária sensação de alívio, como só se poderiam sentir as almas desencarnadas. Mas no ano passado, como eu ia dizendo, ou mais precisamente, no último dia do ano passado deparei com um despacho da Associeted Press em que, depois de anunciado como se comemoraria nos diversos países da Europa a chegada do Ano Novo, informava-se o seguinte, que bem merece um parágrafo à parte:
"Na Itália, quando soarem os sinos à meia-noite, todo mundo atirará pelas janelas as panelas velhas e os vasos rachados".Ótimo! O meu ímpeto, modesto mas sincero, foi atirar-me eu próprio pela janela, tendo apenas no bolso, à guisa de explicação para as autoridades, um recorte do referido despacho. Mas seria levar muito longe uma simples metáfora, aliás praticamente irrealizável, porque resido num andar térreo. E, por outro lado, metáforas a gente não faz para a Polícia, que só quer saber de coisas concretas. Metáforas são para aproveitar em versos...Atirei-me, pois, metaforicamente, pela janela do tricentésimo-sexagésimo-quinto andar do ano passado.Morri? Não. Ressuscitei. Que isto da passagem de um ano para outro é um corriqueiro fenômeno de morte e ressurreição - morte do ano velho e sua ressurreição como ano novo, morte da nossa vida velha para uma vida nova. (Mario Quintana)

Com esse fragmento do Quintana, me jogo desse ano de 2008 para 2009. Quero recomeçar, levando comigo apenas o que me acrescenta. Repensar minha vida pessoal e profissional, não repetir erros, valorizar as pessoas que me querem bem, perdoar as outras, me manter firme no meu caminho, independente da compreensão alheia. Que Deus me dê saúde para continuar trabalhando, cuidando de minha família e meus alunos e que estenda aos meus tantos amigos o mesmo. Obrigada a todos que aqui vieram para partilhar idéias construtivas. Bom 2009 a todos nós!

8 comentários:

  1. Olá!!

    Estou passando pra desejar um Feliz Ano Novo!

    Repleto de postagens e comentários...heheh

    Muita Paz, Saúde e Amor

    Abraços


    VanessadosSantosNogueira
    Ciberespaço na Escola

    "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
    Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
    (Antoine de Saint-Exupéry)

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, minha amiga querida, quem sabe em 2009 ainda possamos nos ver pessoalmente, afinal não estamos tão longe assim não é? Estou na torcida pra tudo dar ceertpo pra ti. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Querida Marli,

    “Hoje não há razões para otimismo. Hoje só é possível ter esperança. Esperança é o oposto do otimismo. “Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração.” Camus sabia o que era esperança. Suas palavras: “E no meio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível...” Otimismo é alegria “por causa de”: coisa humana, natural. Esperança é alegria “a despeito de”: coisa divina. O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre. A esperança se alimenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce...”
    (Rubem Alves)


    Obrigada por ter feito parte do meu caminhar no ano que está terminando.
    Que 2009 traga para você muita paz, saúde e alegria. Que a esperança seja sua companheira para fazer sempre renascer o seu coração!
    Um grande abraço!
    Com carinho e afeto,

    Leonor Cordeiro

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Marli,

    Adorei passar este ano aprendendo com você. Espero que em 2009 possamos alicerçar nosso caminhar em prol de uma educação mais consistente.

    Parabéns pelas conquistas e que venham muitas em 2009.
    Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  5. Cybele e Leonor!

    Amei estar com vocês em 2008. Desejo de coração que 2009 seja um ano em que possamos amadurecer mais ainda nossas práticas e possmos colaborar umas com as outras de fato. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marli

    Feliz 2009! Que este novo ano seja o espaço da realização de muitos sonhos e o tempo de sonhar muito mais.

    bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzana!

    Tomara mesmo.Desejo também a você tudo de bom e que possamos contribuir para melhorar a educação através de nosso comprometimento.BJ

    ResponderExcluir
  8. Muito prazer em conhecê-la. Parabéns pelo teu blog, trisensível e pelno de conteúdo.
    Bom 2009 prá ti.
    Bj

    JP

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)