18 fevereiro 2014

Aprendizagem Significativa

Foi dada a largada do ano letivo 2014 com um dia de formação para os educadores. Destaco a palestra do professor doutor Júlio César Furtado que falou sobre aprendizagem significativa. Compactuo da sua opinião quando afirmou que estamos diante de uma geração super ativa, muitas vezes erroneamente diagnosticada com desvios de conduta e problemas de aprendizagem, isentando a escola da responsabilidade dos fracassos nos resultados. Precisamos admitir que o educador não pode mais ensinar, transmitindo conceitos prontos, mas precisa fazer aprender, colocando-se como mediador entre o conteúdo trabalhado e o educando, dando sentido, contextualizando, despertando a curiosidade e desenvolvendo competências para a vida. Aprender é um processo a ser construído, partindo do que faz sentido. Não há significado naquilo que o educando não vive. Partir de situações concretas, construir conceitos de forma coletiva baseados na sua observação e reflexão, aplicar o conhecimento na resolução de problemas cotidianos, eis aí etapas que o professor recomenda no planejamento das aulas. Aprender é um ato complexo, não linear, que estabelece conexões de acordo as vivências individuais, daí a necessidade de flexibilidade para compreender que nem todas as respostas são mesmas. É por esse motivo que as tecnologias, em especial o computador, com suas possibilidades da linguagem hipertextual, exerce tanto fascínio nas crianças, jovens e até adultos. Por obedecer á mesma lógica do cérebro humano., com suas infinitas ligações entre os neurônios. Vivemos e aprendemos em rede, seja ela virtual ou não. Ignorar essa realidade que a geração atual está inserida é desperdiçar a possibilidade de potencializar a “aprendizagem”. Proibir o uso de smartphones ao invés de propor desafios através deles é insensatez e ignorância das teorias da aprendizagem, exaustivamente estudadas por Paulo Freire, Vigostsky, Morin, entre outros. Enfim, estamos aí para mais um ano com novas carinhas e novos desafios. Que Deus nos dê sabedoria para que possamos escolher a melhor palavra, a melhor atitude , a melhor estratégia, na busca de fazer nossos educandos mais cidadãos e mais felizes . É para isso que devemos ensinar e aprender.

2 comentários:

  1. Anizete Hoffmann Schneider4:30 PM

    Chegou o momento de usufruir e praticar a aprendizagem significativa, porque nunca uma ferramenta, como as novas tecnologias foram tão presentes e desejadas na vida dos alunos. Agora nós educadores precisamos nos desconstruir e iniciar um novo caminho aprendendo juntamente com os alunos, interagindo com essas novas habilidades aqui e agora e construindo um novo processo do aprender a partir da realidade vivida.

    ResponderExcluir
  2. Colocadas a serviço da aprendizagem e não do ensino, as tecnologias são fundamentais na mudança de metodologia, centrada no aluno.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)