02 março 2014

CONTEC 2014 - aprendizagem interativa

Exibir CONTEC 2014


Estive no CONTEC, em Canoas no dia 20 de fevereiro, no auditório do Centro Universitário Unilasalle/Canoas. O evento foi a terceira edição da Conferência sobre Educação, Tecnologia, Conteúdo e Mundo Editorial da Feira do Livro de Frankfurt (CONTEC/Brasil), com o tema "O futuro da aprendizagem interativa".
Palestrantes nacionais e internacionais, abordaram os novos rumos da educação, unindo tecnologia, conteúdo e mundo editorial.´Na abertura, o prefeito de Canoas citou uma frase da  qual não lembro a autoria, mas  que gostei muito "O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come. "
Foram apresentados vários painéis muito interessantes discutindo ideias e apresentando experiências inovadoras que estão dando certo. Basicamente, o que foi mostrado é que o conteúdo, sua transmissão e aprendizagem,   passa hoje pela tecnologia . O mercado editorial vive uma nova era, incorporando as mudanças trazidas pelas tecnologias que permitem  interatividade , colaboração e compartilhamento. E a educação cada vez mais tende a ser o mais personalizada possível, através da interação. 
Falou-se bastante no modelo híbrido de aprendizagem, que não exclui o impresso ou o eletrônico, ambos com suas vantagens
 e desvantagens.  
Num dos painéis "Novos paradigmas do ensino e do aprendizado" Jolanta Galecka, da Polônia, salientou muito bem que as tecnologias não resolvem sem uma boa metodologia. Quanto mais ativo o professor, mais passivo é o aluno, disse ela. Veja mais sobre as ideias da educadora aqui nessa entrevista.
Outra participação muito bacana foi do jornalista André Gravatá, um dos autores do livro A volta ao mundo em 13 escolas, que expôs experiências das escolas visitadas, todas inovadoras.Uma das suas citações me chamou atenção " Educação nâo é encher baldes, mas acender fogueiras." O jornalista encerrou sua fala lendo um poema que faz parte do livro o qual reproduzo aqui, pela sua beleza e significado

“A podência da educação”.

Educação é feita principalmente de gente
Gente é feita principalmente de abundância 
Freire disse que se a educação não pode tudo 
alguma coisa fundamental ela pode 
E a educação pode uma podência 
Que surgiu bem antes de método ou ciência 
A educação tem a podência do esticamento do olhar 
Para que ele se abra enorme
Do tamanho do mar
A educação tem a podência da expansão 
Do cultivo de campos de diversidade 
Para fertilizar os sertões 
Que hoje têm nome de cidade
A educação tem a podência do desafiamento
Passa pelo encontro com nossos redemoinhos internos
Que giram, sem trégua, num movimento de bagunçação 
Daquelas entranhas feitas principalmente de emoção 
A educação tem a podência de instaurar 
Uma catação de horizontes dentro de cada um 
Para que as abundâncias sejam descobertas 
Lapidadas, expostas, caleidoscopadas
Tocadas, abertas, compartilhadas
A educação tem a podência de conjugar 
Um verbo sinuoso, em chamas
O verbo ousadiar 
Que é verbo de significância
Verbo de propósito sem demora 
Para que nos ousadiemos no agora 
E no gerúndio, ousadiando 
A qualquer hora.

Mais detalhes dos painéis apresentados veja no blog do NTE Bento Gonçalves


Games e educação foi outro tema bastante abordado, mostrando que a literatura e os games cada vez mais convivem entre si. Foram mostrados diversos exemplos de livros interativos, em que o leitor participa da criação da história e também de livros-games que tem histórias digitais e/ou impressas e episódios online através dos games. Vários deles estão na e inglês, mas basta usar o recurso da tradução automática de páginas do google Crome ou do Mozzila.


Jorge Proença apresentou plataforma KIDUCA


http://www.kiduca.com.br/kiduca/
http://www.kiduca.com.br/kiduca/

Nick Eliopoulos, da editora Escholastic, EUA, mostrou os livros-games, série de livros e jogos online.

The 39 Clues (As 39 Pistas ) é uma série de livros de aventura, que conta com livros, jogos online, e coleção de cartões. No Brasil, foram publicados pela Editora Ática  .  A parte principal da série é composta de dez livros sobre as aventuras dos irmãos Amy Cahill e Dan Cahill tentando frustrar os outros Cahills para obter as 39 pistas, o que o tornará "a pessoa mais poderosa e influente em todo o planeta ". Amy e Dan concordam com o desafio em que a sua avó Grace Cahill propôs a eles e outros membros da família durante seu testamento, e vão a procura de 39 pistas espalhadas pelo mundo.Devido à integração da série de jogos on-line e um cartão de coleta com a leitura, a série cria uma experiência interativa. Além disso, há prêmios exclusivos para crianças, winnable comprando os livros e jogar o jogo online. Os romances são projetados para incorporar elementos históricos, colocando pessoas famosas no meio da família Cahill.(Fonte Wikipédia)


http://www.the39clues.com.br/home/default.aspx
http://www.the39clues.com.br/home/default.aspx
Spirit Animals No mundo da Erdas, cada criança que vem de idade deve descobrir se eles têm um espírito animal. Este vínculo raro pode desbloquear um poder incrível. A força negra aumentou no passado, e agora o destino do Erdas depende de quatro crianças corajosas. . . e em você
LEIA OS LIVROS
Separados por vastas distâncias, Conor, Abeke, Meilin e Rollan têm cada convocou uma besta de lenda - um espírito animal. Agora o seu destino está definido. Uma ameaça antigo está a aumentar mais uma vez, conquistando cidades inteiras com velocidade assustadora.Os quatro jovens heróis e seus animais têm de se unir em uma busca para encontrar talismãs lendários - antes que eles caiam em mãos inimigas.

JOGUE O JOGO
Crie seu herói e convoque um espírito animal do seu próprio! Bond e trem com seu animal para ter acesso a poderes incríveis. A força escura está ameaçando destruir o mundo à parte.Animais inocentes estão sendo levados à loucura por uma substância chamada bile. Vá em missões aross Erdas para libertá-los, coletando novas armas e armaduras ao longo do caminho, e buscando talismãs lendários junto com personagens dos livros.

http://spiritanimals.scholastic.com/
http://spiritanimals.scholastic.com/


INFINITY RING  A história está quebrada, e três crianças devem viajar de volta no tempo para configurá-la direito.Infinito Anel é uma aventura de viagem no tempo épica contada em sete livros e sete episódios online originais.Quando os melhores amigos e Dak Sera descobrem a chave para a viagem no tempo - o Anel Infinito - eles são levados por um século numa longa guerra secreta para o destino da humanidade. Recrutado pelo Hystorians, uma sociedade secreta que remonta a Aristóteles, as crianças aprendem que a história passou desastrosamente fora do curso - e cabe a elas para salvá-la.Cada livro vem embalado com um full-color, Guia colecionável do Hystorian, o seu guia de estratégia para a aventura online. Com um mapa de um lado e um monte de dicas e códigos, por outro, o guia vai ajudá-lo a vencer os desafios do jogo.Em cada episódio de jogo, você joga como Dak, Sera, eo jovem Hystorian Riq como viajar de volta no tempo para corrigir uma das grandes quebras. Use o Guia do Hystorian para descobrir o que deu errado na história. Então, a história continua como você explora o ambiente aberto e jogar mini-jogos, como lock picking ou rafting. Ao longo do caminho, você também vai side quests completas e falar com personagens históricos que o ajudarão a - ou, talvez, impedir você de - sua busca.O jogo Infinito Anel possui um ambiente de mundo aberto de imersão no qual os jogadores são livres para explorar uma representação 3-D de sites de todo o mundo e ao longo do tempo. O jogo está disponível em computadores desktop, mobile e tablets. Publicados no Brasil pela Editora Saraiva
http://infinityring.scholastic.com/
http://infinityring.scholastic.com/
Veja também o site da Scholastic

Outras ferramentas apresentadas:

 ICDL -International Children's Digital Library Biblioteca Digital Internacional da Criança :)
http://en.childrenslibrary.org/
http://en.childrenslibrary.org/
Pesquisando sobre a Biblioteca encontrei o projeto brasileiro ICDL com obras do MUNDO DA CRIANÇA . Inclusive com guias para educadores e pais, muito bons para baixar.


Educational Technology and Mobile Learning ( Tecnologia Educativa e Aprendizagem Móvel  - CONTÉM UM BANCO DE RECURSOS PARA OS PROFESSORES UTILIZAREM  COM ALUNOS, APLICATIVOS PARA SMARTPHONES, TABLETS. ETC
http://www.educatorstechnology.com
http://www.educatorstechnology.com/
WIDBOOK -Um lugar de conectar as pessoas a escrever, ler  e compartilhar ebooks em todo o mundo. Essa rede social revela escritores que podem escrever, editar, publicar e ler livros, individual ou colaborativamente.


http://www.widbook.com/
http://www.widbook.com/
Sites com books e aplicativos

http://www.onemorestory.com/
http://www.onemorestory.com/
https://www.appolearning.com/categories/193-interactive-books
https://www.appolearning.com/categories/193-interactive-books
http://appadvice.com/applists/show/children-ipad-books
http://appadvice.com/applists/show/children-ipad-books
http://nosycrow.com/apps/
http://nosycrow.com/apps/


http://www.speakaboos.com/
"Boa Noitinha!" é o aplicativo perfeito para o ritual diário infantil ao se deitar ao som de uma música doce e narração elegante.Todas as luzes se apagam ao redor, e até mesmo os animais no celeiro estão cansadinhos. Mas quem os fazem dormir? Quem apaga as luzes em seus aposentos na fazenda? Esta é a tarefa para crianças entre 1 e 4 anos de idade. Observando todos os animais irem dormir é uma bela maneira para uma criança também se sentir adormecida.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.foxandsheep.nightynight
O monstro no final deste livro. Neste livro, Grover fica horrorizado ao saber que há ummonstro no final do livro e pede ao leitor para não terminá-lo, de modo a evitar o monstro. Ele usa vários métodos para tentar manter o leitor de progredir, incluindo amarrar as páginas fechadas e cimentar-los juntamente com tijolos.Depois de cada página é virada, os resultados do esforço fracassou é mostrado, e Grover tenta um novo método para manter o leitor de virar mais uma página. Para a diversão e alívio de Grover, o monstro no final do livro acaba por ser outro senão ele mesmo.
https://itunes.apple.com/us/app/monster-at-end-this-book...starring/id409467802?mt=8
Essas são algumas amostras que eu vi por lá. É preciso que cada educador reveja suas práticas e tenha flexibilidade para integrar o uso da tecnologia, dos telemóveis, que em vez de serem obstáculos, se tornem aliados em sala de aula. A quantidade de aplicativos encontrados na rede revelam que o futuro chegou. Aprender é um ato interativo. Façamos então uso do que temos à disposição!

2 comentários:

  1. Oi Marli!
    Passei para ler e agradecer a postagem trazendo as novidades do CONTEC 201. Gostei que tenha avisado no grupo dos professores que usam blogs, pois normalmente não conseguimos visitar blogs amigos por falta de tempo. Valeu! Bjs
    Josete

    ResponderExcluir
  2. Best Corporate Video Production Company in Bangalore and top Explainer Video Company, 3d, 2d Animation Video Makers in Chennai
    Thanks for sharing information on corporate video production, nice blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)