10 fevereiro 2016

Blog X Rede Social


            Meu blog Blogosfera Marli está completando uma década. Antes desse “blog mãe” já havia dado à luz a outros “filhos” que sempre alimentei com paixão. Depois surgiu a necessidade de reunir minhas produções num único espaço. O primeiro post foi um artigo, “Blog, uma experiência que deu certo”, relatando experiências de blogar. Lembro com saudade daqueles tempos em que a blogosfera era mais ativa, as interações frequentes, os leitores assíduos.
            Na época,  o extinto Orkut era a rede social predominante, mas os blogs seguiam firme e fortes. As redes sociais se multiplicaram e o dinamismo das mesmas atraíram as atenções. Consequentemente, o tempo para blogar despencou. Até quem mantém seus blogs e usam as redes sociais para divulgar as postagens, raramente recebem os comentários no próprio blog. Mesmo assim, continuo batendo na tecla: vale a pena ter um blog!
           O blog é como a casa da gente, onde você guarda suas coisas de forma organizada e recebe suas visitas que chegam sem tanta pressa de ir. A rede social é como a rua. Você transita por ela, cruza com um monte de gente, eventualmente cumprimenta alguém ou tem uma conversa rápida. Experimente procurar no facebook suas postagens antigas. Vai demorar muito para achar e olhe lá “se” achar.
         O blog é um espaço só seu, onde você pode registrar tudo o que quiser, por categorias, facilitando a navegação. É um suporte perfeito para muitas ferramentas de imagem, áudio, texto, vídeo. Permite a interação via comentários, a organização através de páginas, criando um ambiente virtual de aprendizagem, caso deseje. O blog permite publicação de hypertextos, linkando  tudo o que quiser.
             Toda a sua história fica registrada, todas as interações, sendo de fácil localização. O ambiente do blog é mais propício para textos de reflexão, menos dispersivo que uma rede social. Por isso, insisto que os educadores deveriam ter seu próprio blog e também desenvolver projetos com educandos, com essa ferramenta, ideal para autoria e interação.
           As redes sociais são atraentes, dão visibilidade e eu também me incluo entre os que se deixam seduzir pelas novidades, curiosa que sou. Mas os blogs são aquele espaço que você pode chamar de seu, onde você pode divulgar suas ideias, guardar seus achados, propor desafios, instigar ações e reflexões com maior liberdade. Cada espaço cumprindo um papel diferente.

         Mesmo sem publicar com a regularidade ideal, não pretendo abrir mão do blog. Até porque muitos passaram e passam por aqui deixando um pouco de si e levando um pouco de mim. Parabéns, minha Blogosfera Marli! Obrigada a todos os que me alegraram e honraram com suas visitas ao longo desses 10 anos. 

             Então, que tal você me presentear com um comentário, contando como você faz parte dessa minha história?

8 comentários:

  1. Marli, parabéns pela tua Blogosfera! Tu sabes, mas vou te dizer de novo: lembro muito bem, quando em 2008, encontrei teus espaços na web e me senti muito desafiada. Quis ser como tu, imagina! Pretensiosa eu, né?! E lá fui criar o Ufa! Nem imaginava que me transformaria tanto, como pessoa - me sentindo autora -, e como professora - descobrindo uma ferramenta para mediar as produções dos alunos. Em 2015, deixei o Ufa! meio adormecido... tenho uma vontade grande de retomar as conversar por lá... qualquer dia aperto o start e sigo...
    Sobre as outras redes, ando, cada vez mais, sem paciência... todos os dias penso em deletar o perfil no face. Me fixar no Google+ ou sei lá ... mas têm os alunos... como alcançá - los fora do face? e vou ficando...
    Que venham mais dez anos da Blogosfera!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely, querida. Uma das maiores realizações foi ver o UFA nascendo e você se tornando essa grande profe blogueira que incorporou esse espírito de colaboração. Muito aprendi contigo, (imagina se é pretensão tua) e ainda sonho em te desvirtualizar. Sobre as redes sociais, elas tem o seu papel e , de fato, ficar de fora delas é não transitar pelo espaço onde precisamos atuar como educadoras. Obrigada por tudo! Beijo!

      Excluir
  2. Marli, que aprendi a admirar e seguir a partir de suas postagens nos blogs. Sempre busquei inspiração nos teus blogs para minhas aulas e trajetoria nas tecnogias educacionais. Parabéns pelos 10 anos do Blogosfera e que venham muitos mais 10. Beijo no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês! Muito gratificante saber que posso contribuir através do blog. Muitas vezes as pessoas me falam, outras, passam por aqui e não deixam comentários. Mas o importante é fazer a diferença. Grande abraço!

      Excluir
  3. Opa Marli,
    Vida longa aos registros, reflexões e conversações que Professores como você fazem fora dos jardins murados e efemerizantes das redes sociais.

    Que seu blogue esteja entre nós por várias décadas.

    Atração e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Sérgio!
      Eu ando pelas redes sociais também e nelas vejo coisas boas e ruins. mas os blogs são um espaço de que não abro mão. Como gosto de estar na internet interagindo, sinto falta da movimentação nos blogs de outrora. Tomara que possamos reverter e consiga tempo para ser mais assídua nas publicações. abraço!

      Excluir
  4. Olá Marli!
    Sinto-me grata por tudo que aprendi contigo.
    Admiro teu trabalho e competência. E com certeza continuarei aprendendo embora aposentada.Hoje eu tenho uma pagina no face e estou pensando em retornar com meu Blog. Um abraço .Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Eni!
      São amigos como você que impulsionam o meu caminhar. Logo mais também estarei aposentada, mas não penso em parar de publicar. Quem sabe então terei mais tempo. Poder compartilhar ideias, receber o retorno tão positivo, trocar ideias nos faz pertencentes da mesma caminhada , rumo a um horizonte melhor. BJ!

      Excluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)