01 fevereiro 2011

Livro: uma revolução tecnológica

Estamos vivendo a era digital, que trouxe grandes transformações, novos modos de fazer velhas coisas, até mesmo o velho hábito de ler. Não me refiro apenas ao hipertexto, o qual permite  ao leitor enveredar por diferentes caminhos, diferentemente do formato linear ao qual estávamos acostumados, mas também dos suportes em que os textos aparecem. Hoje o mercado já lançou os e-readers(leitores de  e-books - livros digitais) como Kindle, da Amazon; Ipad da Apple ou Nook, da Barnes e Noble. Em uma mini tela é possível baixar e ler muitos livros. Há quem jure que o velho livro de papel está com os dias contados e alguns apaixonados por um ou outro formato batem boca para defender sua preferência. Na verdade, eu sou é apaixonada pela leitura, venha ela de onde vier. Bem mais necessária que essa discussão, penso ser qual  a estratégia a ser adotada para formar mais leitores, diminuindo as estatísticas dos alnalfabetos funcionais. O certo é que o acesso aos livros deve ser facilitado principalmente na infância, época de criar  o hábito que fica para sempre. De quem é a obrigação... De todos nós: educadores, pais, sociedade, governo... não necessariamente nessa ordem. Quanto à melhor estratégia para o educador motivar seus  alunos, não tenho dúvida de que é, o próprio, ser  um leitor, deixando transparecer o prazer de ler. O vídeo a seguir faz uma defesa dessa velha tecnologia chamada livro, que, na minha opinião e na do autor  está longe de ser ultrapassada, independente das novas formas de leitura. O que vale é ler. O Ministério da Saúde adverte: Ler faz bem à saúde física e mental!Vale também conhecer um pouco mais  da Lei do Livro e engaje-se na Campanha LEIA, BRASIL, coordenada pelo escritor Wellington Pinto.

9 comentários:

  1. Oi, Marli! Tb sou um apaixonada pela leitura em qualquer que seja o dispositivo. No momento leio sua postagem e comento-a de meu novo brinquedinho: o iPad.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati!

    Ainda não tenho o privilégio de ter um desses. Acho que existem prós e contras em todos os suportes. o essencial mesmo está nas palavras que nos remetem a mundos diversos. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli, passei para dizer um oi e dizer que concordo com você. Não importa o material que usemos, o importante e incentivar nossos alunos o hábito da leitura.
    Quando tiver um tempinho visite-me, e se puder comente os trabalhos de minha turminha.

    Abraços
    Marilene
    www.esteemeulugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sua postagem provocou uma referencia bastante significativa!
    fiz um link do seu blog lá no Cultura na Rede!
    Vá conferir!
    Abraços
    Luiz

    ResponderExcluir
  5. Olá Marilene!
    Obrigada pela visita. Podedeixar que passo lá. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Luis! Fico satisfeita que a minha postagem tenha provocado alguns questionamentos. Passo lá! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Marli!
    E é muito fácil despertar o gosto pela leitura (seja em que suporte for!!), basta que os alunos (crianças, jovens, adultos... vivenciei boas experiências em todas as faixas etárias...) nos vejam/ouçam lendo... se ´educa´ pelo exemplo... nada mais instigante do que a leitura em voz alta, coletivamente, de uma obra que nos apaixona!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já estou te seguindo e convido vc para me fazer uma visita e se gostar me seguir tbm: http://www.cartafolio.com
    Abçs

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita Bia. Volte sempre que puder. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)