04 outubro 2021

São Francisco de Assis - Patrono da Itália


4 de outubro é comemorado
SÃO FRANCESCO D'ASSISI ❤
🇮🇹 Patrono da Itália 🇮🇹


Talvez nem todos conheçam sua história e vida ... curta, mas conturbada

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

São Francisco de Assis foi um grande religioso italiano, é um Santo da Igreja Católica e Padroeiro da Itália.
Ele nasceu em 26 de setembro de 1182
em Assis e aqui morreu em 3 de outubro de 1226, aos 44 anos.

Seu pai, Pietro Bernardone dei Moriconi, é um rico comerciante de tecidos e especiarias, enquanto sua mãe, Pica Bourlemont, é de descendência nobre e origens francesas. Reza a lenda que Francesco foi concebido durante a viagem do casal à Terra Santa, já ao longo dos anos. Batizado em Assis por sua mãe com o nome de Giovanni, ele verá seu nome mudado para Francesco quando seu pai retornar, ausente em viagem de negócios à França.

Francesco estudou latim e vernáculo, música e poesia e seu pai também lhe ensinou a língua francesa e a língua provençal, com o objetivo de introduzi-lo no comércio. Ainda adolescente, ele trabalha atrás do balcão da loja de seu pai. Aos vinte anos, ele participa da guerra entre as cidades de Assis e Perugia. O exército de Assis, em que Francisco está lutando, é derrotado e ele permanece prisioneiro dos Peruginos por um ano. A prisão é longa e difícil e ele volta para casa gravemente doente. Assim que se recuperou, graças aos cuidados maternos, ele partiu novamente na esteira do condottiero Gualtiero da Brienne, para ao sul. Mas durante a viagem ele tem sua primeira aparição, o que o leva a abandonar sua vida de soldado e retornar a Assis.

A sua conversão começou em 1205. São contados vários episódios que datam deste período: desde aquele em que, em 1206, trocou a sua roupa com a de um mendigo romano e passou a mendigar em frente à Basílica de São Pedro, até famoso encontro com o leproso na planície em frente a Assis. Os seus amigos, que já não o reconhecem como o companheiro alegre das incursões do passado, abandonam-no e o seu pai, que começa a compreender quão infundadas são as aspirações que tem por ele, entra em franco contraste com ele.

Francesco medita no campo em torno de Assis e um dia, enquanto reza na igreja de São Damião, o crucifixo ganha vida para pedir-lhe que conserte a igreja em ruínas. Para atender ao pedido divino, ele carrega um cavalo de tecidos da loja de seu pai e os vende. Então, percebendo que a receita não é suficiente, ele até vende o cavalo. Depois desse episódio, o confronto com seu pai fica cada vez mais difícil, até que Pietro decide deserdá-lo. Mas Francesco na praça pública de Assis renunciou a seus bens paternos: era 12 de abril de 1207.

A partir deste momento ele sai de Assis e vai para Gubbio, onde, do lado de fora das muralhas, se depara com o terrível lobo que aterroriza os habitantes da cidade. Ele consegue domar o animal feroz simplesmente falando com ele. Assim acontece o que é considerado seu primeiro milagre.

Francesco costura para si um manto de tecido áspero, amarrado na cintura por uma corda de três nós, calça sandálias e permanece no território de Gubbio até o final de 1207. Sempre carrega consigo uma sacola cheia de ferramentas de pedreiro, junto com o que restaura pessoalmente a igrejinha de San Damiano e a Porciúncula (igrejinha), localizada em Santa Maria degli Angeli, aos pés de Assis, que passa a ser sua casa. Este é o período em que ele concebeu os primeiros esboços do que mais tarde se tornaria a Regra franciscana. Ler o Evangelho de Mateus, capítulo X, inspira-o a ponto de induzi-lo a entendê-lo literalmente. Diz a inspiradora passagem: "Não pegue ouro, prata ou dinheiro, para os seus bolsos, nem uma bolsa de viagem, nem duas túnicas, nem sapatos nem bengala; pois o trabalhador tem direito ao seu sustento" .

O primeiro discípulo oficial de Francisco é Bernardo da Quintavalle, magistrado, seguido de Pietro Cattani, cônego e doutor em direito. Estes dois primeiros discípulos se juntam: Egidio, fazendeiro, Sabatino, Morico, Filippo Longo, padre Silvestro, Giovanni della Cappella, Barbaro e Bernardo Vigilante e Angelo Tancredi. Ao todo, os seguidores de Francisco são doze, como os apóstolos de Jesus, elegem como convento primeiro a Porciúncula e depois o Tugurio di Rivotorto.

A ordem franciscana nasceu oficialmente em julho de 1210, graças ao Papa Inocêncio III. A regra principal da ordem franciscana é a pobreza absoluta: os frades não podem possuir nada. Tudo o que precisam, inclusive o abrigo, deve ser fruto de doação. Fornecendo aos franciscanos um teto sobre suas cabeças são os beneditinos que, em troca de uma cesta de peixes por ano, lhes concedem a Porciúncula em uso perpétuo.

Em 1213, Francisco de Assis partiu para uma missão, primeiro na Palestina, depois no Egito, onde conheceu o sultão Melek el-Kamel, e finalmente no Marrocos. Uma de suas viagens o leva ao santuário de Santiago de Compostela na Espanha, mas ele é forçado a voltar devido ao agravamento do seu estado de saúde.

Em 1223, ele se dedicou a reescrever a Regra de Ordem, usando-a durante todo o outono. Infelizmente, o Irmão Leão e o Irmão Bonifazio perdem a Regra, mas Francisco volta a trabalhar de boa vontade. Caberá ao Papa Honório III reconhecer a Regra Franciscana como uma Lei para a Santa Igreja.

Em dezembro de 1223, Francesco também organizou o primeiro presépio em uma caverna, que agora é considerado o primeiro presépio da história. No ano seguinte, ele realiza o milagre da água que escorre de uma rocha e recebe os estigmas.

Apesar do cansaço e do sofrimento físico, compõe também o famoso “Cântico das Criaturas”, que ajuda a consagrá-lo no imaginário coletivo como o frade que prega aos pássaros.

Enquanto isso, sua saúde está piorando cada vez mais: ele está até quase cego. Francisco de Assis morreu em sua pequena igreja da Porciúncula, aos pés de Assis, em 3 de outubro de 1226, com apenas 44 anos.

Em 16 de julho de 1228 foi declarado Santo pelo Papa Gregório IX.
.................................................................

Municípios da Itália dos quais São Francisco de Assis é o padroeiro:

Região da Campânia
Nápoles, Baronissi, Serino, Cancello e Arnone

Região da Lombardia
Trivolzio, Schivenoglia, Moggio

Região do Piemonte
San Francesco al Campo

Região de Puglia
Willow Salentino

Região da Sardenha
Florinas, Aglientu, Villanovaforru

Região da Sicília
Básico

Região da Toscana
Massa, Chiusi della Verna

Região de Veneto
Veneza, Cavallino-Treporti, Taglio di Po

*****************************************

Fonte: Grupo Italianos e Seus Descendentes (Facebook) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)