01 outubro 2008

Fórum Latino-Americano de Docentes Inovadores

Depois de dias sem conseguir acessar, dou as caras por aqui para contar um pouco sobre o Fórum Latinoamericano de Docentes Inovadores, promovido pela Microsoft Educação, na Guatemala.
Estive lá com outros educadores brasileiros, defendendo o projeto colaborativo VOOBPF, juntamente com a professora Marise Brandão, do Rio de Janeiro, ambas representando também nossas parceiras de trabalho Emilia Miranda(mentora do projeto) , Delfina Amado, de Portugal e Isabel Costa, da França. Nosso projeto saiu vencedor e passa para próxima etapa que será em Hong Kong no início de novembro, na final mundial.
Felizmente, os quatro projetos defendidos pelo Brasil foram premiados, o que mostra que estamos numa condição privilegiada na América Latina. Porém foi comovente ver o esforço , a superação de condições adversas que muitos participantes de outros países enfrentam para inovar na educação(alguns mais do que nós), especialmente a Guatemala , onde a grande maioria da população vive abaixo da linha da pobreza.

Marise e eu com Ana Teresa, da Microsoft Brasil Educação

Oportunamente divulgarei aqui no blog os demais projetos inovadores premiados, especifiando mais sobre cada um deles. A experiência de participar desse evento foi muito gratificante, pois além de trazer o prêmio, um reconhecimento do trabalho realizado, pude contatar com professores de 18 países da América Latina.

Sobre o prêmio, considero que o benefício maior está sendo a visibilidade para o trabalho tanto na escola quanto na comunidade e também a nível estadual. Espero com isso poder semear mais a idéia e conscientizar sobre a importância das práticas inovadoras e o uso das tecnologias. Um dia elas deverão se tornar rotineiras e não exceções na educação. Essa é a idéia.



O evento teve como objetivos:



-Promover a relação e o intercâmbio de conhecimento na área da tecnologia educativa



-Potencializar as realizações alcançadas pelos educadores na inovação tecnológica



-Alavancar a importância da inovação tecnológica na educação



Durante o fórum foram citados alguns desafios para os educadores inovadores:



- Inovar na ética e na vida, vem antes da inovação da técnica. Portanto é preciso inovar nossas posturas.



-Criar e inventar novos entornos de aprendizagem.



-Contribuir e criar comunidades de aprendizagem, conectando-se.



-Impactar a sociedade.



-Levar em conta 3 aspectos: hipertextualidade, interatividade e transversalidade.



A grande competência para o século XXI: "aprender a ser, aprender a conviver".



Quando soube da notícia de que iria ao Fórum, fiquei muito satisfeita porque meu intuito era poder fazer novos contatos para parcerias de trabalho a nível de América Latina. Voltei com meus objetivos realizados, pois tive a oportunidade de juntamente com representantes dos outros 18 paises participantes, montar uma comissão de educadores que irá coordenar o desenvolvimento de um projeto envolvendo as nações latinoamericanas. Fizemos por lá mesmo um esboço inicial do que pretendemos, dividindo as funções de cada membro da equipe. Até o final do ano a idéia é implementar o planejamento e organizar a plataforma e ferramentas que serão utilizadas, para em 2009 colocarmos a mão na massa com os alunos.



Enfim, fico pensando que tudo isso é muito bom, mas não podemos perder de vista que o objetivo maior é nosso aluno e tudo precisa resultar numa aprendizagem que gere mudanças na sua qualidade de vida. Que Deus nos ajude!

7 comentários:

  1. Cada dia admiro mais teu trabalho Marli, um forte abraço para todos vocês professores inovadores. Que vocês continuem firmes e fortes na caminhada, inspirando e incentivando outros tantos profissionais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Marli, estar participando de um evento, de uma proposta como essa representando o Brasil e, agora ,representando a América Latina é um sonho, uma conquista tua e de tuas colegas. Um grande abraço
    Bernardete

    ResponderExcluir
  3. Amiga, estava te aguardando... sabes o quanto acredito em teu trabalho e teu potencial. Eu tinha certeza que voltaria com novas propostas e novos objetivos. Parabéns pelo merecido destaque e continue voando à novas conquistas. Bjo grande e muito sucesso

    ResponderExcluir
  4. Mas uma baleia vai pro Mar,

    Meu dia ainda chega. Parabéns, e estou torcendo sempre por você!

    Sinto, sendo um amigo, ter participado e sentir o gosto desse prêmio é bom demais.

    E lá vai ela, pro outro lado do mundo. :-)

    ResponderExcluir
  5. Queridos amigos!
    Obrigada! Estamos juntos nessa rede e temos um grande poder de transformar a nossa educação. E aqui te mespaço pra todos. BJ!

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida amiga

    Mais uma vez parabéns pela competência em representar tão bem este projeto. Estou muito feliz por ti e por toda a equipe envolvida neste vôo que as levou tão longe.

    Vai lá e "arrebenta" hehehe!!!!


    Bju

    ResponderExcluir
  7. Amiga, parabéns!!! Mais do que merecido todo o seu sucesso e de todos os envolvidos!
    É uma alegria muito grande poder compartilhar estes momentos contigo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)