29 outubro 2019

Educar é semear


O que mais um professor pode querer do que ver brotar a semente que semeou, na esperança de que encontrasse terreno fértil ? É assim que me sinto , realizada, feliz, sempre que me deparo com ex-alunos que conseguem desenvolver suas potencialidades, reveladas e percebidas na sala de aula. Assim acontece com a Hyara, que  conheci ainda na educação infantil e depois reencontrei no 4º ano. Uma menina com grande energia que precisava  ser bem canalizada. A curiosidade e o empenho sempre foram suas marcas.  As palavras ditas  na entrevista do vídeo  acima me  alegram por ver a evolução, a maturidade que muita  gente grande nem tem, o gosto pela literatura   e  saber que pude contribuir  na formação dessa excelente leitora, já ensaiando seus primeiros passos como escritora . Mais que isso, na formação de uma apreciadora da poesia, um gênero textual  que muitos relegam a um segundo plano ou ignoram. 

A importância da poesia dentro das escolas deveria ser repensada. O grande pensador e filósofo Edgar Morin , lembra bem que não apenas através das ciências formais se aprende , mas que a literatura, a poesia podem contribuir em muito para compreender a complexidade humana. "A vida, a meu ver, é polarizada entre a prosa – as coisas que fazermos por obrigação e não nos interessam para sobreviver - e  a poesia – o que nos faz florescer, o que nos faz amar, comunicar." Para ele a felicidade consiste em viver poeticamente. " Felicidade é tentar favorecer tudo o que permita a cada um viver poeticamente sua vida e, se você vive poeticamente você encontra momentos de felicidade, momentos de êxtase, momentos de alegria" Também entendo que poesia não seja apenas um gênero textual, mas um jeito de olhar a vida com mais sensibilidade. E tudo o que precisamos no mundo é de mais  sensibilidade, empatia, educação do olhar que a poesia pode proporcionar. 

Fico pensando sempre na importância do professor mediador . Não basta dizer "faça, leia" , é preciso contagiar com o amor pela leitura, colocando um livro debaixo do braço e compartilhando esse prazer com os alunos. Sempre amei literatura e tenho um amor especial pela poesia. É uma alegria enorme ver as crianças, os jovens compartilhando comigo esse prazer pela poesia. Precisamos de poemas, precisamos de poesia, precisamos de sentimento. 

"Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intacta. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário. Convive com teus poemas, antes de escrevê-los. Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silêncio." Carlos Drummond de Andrade


Nem sempre somos capazes  de traduzir a poesia em forma de poemas, mas o sentimento que temos, quase sempre pode ser lido por algum poema, de algum poeta conhecido.  Mário Quintana disse: 

"Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!"

Então pego emprestadas as palavras do poeta para expressar meu sentimento. Afinal, ainda como diz o anjo poeta, 

                                                                                                      
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão.
Eles não têm pouso nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

                                                                         Mario Quintana 


Parabéns, Hyara, pelas premiações conquistadas, pelas publicações nas três antologias. Obrigada por me proporcionar essa felicidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)