01 maio 2006

Orkut: herói ou vilão?

Fonte:http://www.portaldavaca.com.br/

No dia do trabalho , estando em casa, mexendo um pouco nas panelas, fui chamada pelo meu filho para assistir a uma reportagem num programa da rede TV. Tratava dos perigos do Orkut. A matéria mostrou com detalhes casos que a polícia está monitorando, caracterizados como crime, além do depoimento de uma mãe que teve seu filho lesado através do site de relacinomento, onde colegas da escola combinavam formas de agredir fisicamente o menino, o que realmente aconteceu. Acredito que nós, educadores, não podemos ficar alheios a essa realidade e temos por obrigação trabalhar a questão com nossos alunos. Há pouco tempo, um aluno se dirigiu a mim aflito pedindo se tinha conhecimento de uma comunidade que criaram com o nome dele, com o intuito de ridicularizá-lo.Eu fui atrás e descobri os autores e expliquei que isso era crime. Consegui resolver o problema por ali. Mas há tantos perigos que nossos jovens e até crianças não se dão conta e precisamos alertá-los para a boa utilização desse fantástico site de relacionamento (se bem utilizado).Para ter uma idéia de como os marginais podem utilizar os dados da página, leia essa matéria aqui.

13 comentários:

  1. Hahaha!
    Adorei o quadrinho do Orkut! Perdeu o emprego literalmente. Rs
    Boa semana.
    Quer saber por quais motivos José Serra lidera a disputa para o Governo de SP? Ele é líder de um estelionato eleitoral. Leia mais ...

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Marli:
    as coisas com que nos presenteias são sempre pertinentes e extraodinárias. O teu trabalho está cada vez melhor. És uma mãe, uma professora, uma pessoa lúcida e atenta. Sinto-me privilegiada por te conhecer e sinto que, um dia, terei de fazer algo para que esse oceano entre nós desapareça.
    Gostei muito deste post porque, aliás, me fez relembrar um episódio que se passou na minha escola embora. Uma aluna também foi ridicularizada e, apesar de muito provavelmente essa acção não ter tido lugar usando um pc da escola, como se tratava de um colega, os seus pais mudaram-na para outra escola.
    Ao mesmo tempo que preparamos os nossos alunos para o futuro e usamos computadores com eles não podemos NUNCA deixar de lado as questões éticas. Por isso também é que aceitar as vossas propostas de reflexão e escrita colaborativa sabe tão bem!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Herizete7:02 AM

    Essa matéria é de muito significado e um alerta é muito importante. Muitos pais esstão deixando seus filhos refens da web, mas especificamente do orkut, pois acham que se estão em casa, teclando, mal nenhum podem estar fazendo ou sendo submetidos. Além de dar aula prá adolescentes,tenho uma filha nessa idade, percebo a inocência e a inexperiência dela diante da web. Temos que vigiar constantemente.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:18 PM

    Escola de Ensino Funadametal Alice da Silva Gomes; São João Batista; 8ªIII
    Nomes:Ana Caroline, Bruna

    Nós achamos a reportagem muito interessante e concordamos plenamente.Não podemos dar nosso endereço para qualquer um, porque as conseqüências são muito sérias.
    Podemos perceber que até os criminosos hoje agem pela internet e isso é realmente muito grave.
    O ORKUT pode ser muito legal para conhecer pessoas mas como tudo na vida tem um porém ele tem um lado bom e um lado ruim.O lado bom é que podemos conhecer pessoas e o lado ruim são esses crimes absurdos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:22 PM

    E. E. F. Alice da Silva Gomes
    Alunos: Jorge O. e Deivid Z. 8ª3
    São João Batista-SC

    Legal a matéria, o Orkut é um site de entretenimento, e não um meio de se organizar práticas violentas, para o mal. Temos q aprender a nos comunicar de forma civilizada, numa sociedade normal, para praticarmos o bem.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:35 PM

    Eu acho que o Orkut é algo que se deve ter muito cuidado pois é algo divertido mas ao mesmo tempo perigoso e procurar não se deixar levar pela influência dos outros.Então é importante saber se relacionar para que nada de ruim aconteça.
    PRISCILA E JAQUELINE.
    SANTA CATARINA.SÃO JOÃO BATISTA.
    ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ALICE DA SILVA GOMES.
    8 série.
    TCHAU.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4:38 PM

    Achamos a reportagem importante porque ela fala que Orkut é muito legal mais pode ser perigoso, por que há pessoas que podem querer fazer o mal através dele, ou ainda podem roubar informaçoes importantes.
    Por isso não é bom passar todas as informaçoes.
    Weliton e Morgana Salvador.
    Santa catarina. São João Batista.
    Escola de Ensino Fundamental Alice da Silva Gomes.
    8 série.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Galera da Escola São João Batista - SC. gostei muito da visita de vocês e fiquei satisfeita de saber que leram a matéria e que são pessoas inteligentes o suficiente para utilizar de forma sensata essa ferramenta. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marli!

    Também sou Professora e hoje postei sobre você no Business Opportunities Brasil, impressionada com seu trabalho, parabéns! Que garra amiga :)

    Qto. ao Orkut, nunca gostei. Não participo, não visito, não consulto, não escrevo e ninguém me encontra por lá. O Orkut está agonizando, virou trash (ainda mais com a nova ferramenta estilo Big Brother).

    Em tempo, tenho outro blog, o Empreendedor Virtual (http://brazilbusiness.biz). É minha produção independente rsrs. No BOB, escrevo para o americano Dane Carlson. Faça-nos uma visita, serás sempre muito bem vinda ;)

    Vamos trocar os links tb? Me avisa!

    Bjsss de esperança,
    Cris

    ResponderExcluir
  11. Marli, eu criei uma comunidade, no orkut, que se chama, "EU denuncio menores no orkut". Justamente pelo motivo de crianças serem inconsequentes, e do orkut também ser um veículo destinado a adultos. :-) Como diz no termo, 18years old.

    ResponderExcluir
  12. Olá!Aceita trocar link com www.pereiraaps.com
    Se positivo favor enviar e-mail para contato@pereiraaps.com

    Site do Pereira

    Obrigado

    Pereira

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:21 AM

    Orkut é apenas um caminho para o pior: o MSN. No msn sim crianças, adolescentes, pessoas inocentes e do bem se envolvem com diversas situações, desde tarados que já abrem a cam mostrando seus "dotes", como tbém falsos cordeirinhos tentando induzir jovens às drogas, ao crime; loucos induzindo ao suicídio, etc, etc. Entrei para orkut e msn, mas denunciei muitas barbaridades antes de excluí-los. Na verdade o problema está no acesso livre a todos os usuários à internet sem controle algum das autoridades. Temos muita informação, muita facilidade em aprender coisas úteis, mas sem o controle devido as coisas inúteis, promíscuas continuarão invadindo os lares e pior, as cabeças de pessoas do bem.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)