13 outubro 2006

Dia do Professor

(clique no link para ler o poema)
Dia 15 de Outubro, dia do Professor. Tenho um misto de alegria e de tristeza. Alegria, por saber que as sementes que planto um dia virarão frutos. Tristeza, por aquelas sementes que sei não vingarão, pois cairão em terra árida. Sou professora , educadora, e sei que mais do que um salário no final do mês, quero ter a certeza de que contribuí para a construção de seres humanos melhores. Sou professora educadora e o meu melhor presente é a cada dia descobrir que posso aprender , que posso trocar saberes com meus alunos. Sou professora e quero sempre me encantar com o novo, ensinar a ler o mundo, educar o olhar para o belo, como se sempre olhássemos não pela última vez, mas pela primeira. E então no final da lição ficasse o aprendizado de que o único jeito para tirar 10 na vida é saber amar.
Algumas citações :
A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer. (Albert Eisntein, cientista alemão)

22.Mestre não é só quem ensina; mas quem, de repente, aprende. (Guimarães Rosa, escritor brasileiro)

50.Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro. (D.Pedro II, imperador português)

" Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."
(Carl Rogers)

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )

"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )
Parabéns pelo dia do Professor!!!

6 comentários:

  1. Oi minha querida Marli!
    Que Deus a abençõe e lhe dê forças para continuar sua caminhada da mesma maneira que vc faz hoje! Com competência, comprometimento e muito amor!

    Sou sua fã!
    bjo no core

    ResponderExcluir
  2. Marli,

    Só hoje li este post, ontem comemorei nosso dia corrigindo trabalhos dos aluos do curso EAD. É assim mesmo, a gente se vira em mil pra dar conta de tanta coisa, mas AMA DE PAIXÃO o que faz!

    Lindas palavras as tuas, como sempre!

    Beijos amiga,

    Gládis

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, querida! Você é o verdadeiro exemplo de Professora, com P maiúsculo. Percebo em seu trabalho um verdadeiro amor pela profissão. Com certeza é este o segredo para tanto sucesso.
    Beijo grande
    Gosto muito de você
    Andrea Toledo

    ResponderExcluir
  4. Foi a 1ª vez que entrei no seu blog e, certamente não será a última! Adorei tudo do pouco que vasculhei. Contibuição`a suas citações:
    "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coarlina
    "Como vivermos é como educaremos, e conservaremos no viver o mundo que vivemos como educandos. E educaremos outros com o nosso viver com eles, o mundo que vivermos ao conviver" Humberto Maturana

    ResponderExcluir
  5. Te desejo também um feliz dia do professor, apesar dalgum atraso. Estive em férias e passei a maior parte em POA onde mora uma das minhas irmãs. Agora estou de volta.
    Com maior ou menor importancia, todos os professores foram importantes na minha formação. Me lembro duma muito especial. Se chama Suzana e lecionava lá em Pelotas no CEFET. Tenho muitas saudades delas. Ela é um amor de pessoa. Beijos Marli e até a próxima.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:23 PM

    Achei interessante o conteúdo da mensagem sobre ser professor. Diariamnente eu reflito sobre o meu papel na formação do aluno. Tem momentos que o desânimo me atropela, mas penso, repenso,levanto e caminho em direção do meu trabalho na docência.Adorei a tua forma de trabalhar Marli

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)