21 novembro 2006

Legislação Digital


"Educar na sociedade digital não é apenas ensinar como usar os aparatos tecnológicos no ambiente escolar. Educar é preparar indivíduos adaptáveis e criativos com habilidades que lhe permitam lidar facilmente com a rapidez na fluência de informações, acompanhando as transformações e sendo parte delas, de modo responsável, ético e legal. É preparar cidadãos digitais para um novo mercado de trabalho que exige postura adequada, segurança da informação, respeito às leis, inclusive na Internet."
...
"É preciso que o educador esteja aberto para novos conceitos e novas formas de ensinar, é preciso também que esteja sempre atualizado e atento ao mundo deste novo aluno. Como apresentar o conceito de Direito Autoral, protegido por lei, de modo a orientar os projetos escolares e acadêmicos. Como deixar claro o respeito ao direito de imagem, a proibição constitucional do anonimato, e acima de tudo, que é “liberdade de expressão com responsabilidade”. Afinal, “diga-me com quem navegas, que te direi quem és”."

Leia o artigo na íntegra em http://www.pppadvogados.com.br e muito mais sobre legislação digital. O site oferece muitas orientações para utilização legal da internet em empresas e escolas. Inclusive está oferecendo gratuitamente uma cartilha para instituições educacionais. A dica foi gentilmente passada pela Cristina Sleiman, professora e advogada especialista em direito digital.

3 comentários:

  1. Marli, tudo bem?
    Eu estou sempre correndo em função do trabalho e do curso.Queria já há tempo ter vindo te agradecer pelas dicas. Já modifiquei um pouquinho, aprendi, graças a ti. Quero fazer um banner bem legal mas esse ainda não tive tempo.
    Obrigada
    Bernardete

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli
    Final de ano é sempre complicado para professor. Aprovação é sempre a minha meta, mas nem sempre é possível.
    Li todas as dicas e volto para comentá-las.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli
    Fiz um passeio cultural pelo teu blog. Acredite, fiz grandes aprendizagens! Desejo muito sucesso nesta fase importante de tua vida.
    Beijos
    Sônia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)