21 novembro 2007

Dicas sobre Blogs

Construir um blog é fácil. Basta que tenhamos disponibilidade para ler as instruções encontradas no próprio serviço de hospedagem, como o blogger e muitos outros que encontramos gratuitos ou em tutoriais espalhados pela net. O Site Vivência Pedagógica publicou um link com dicas , tutoriais, idéias e outros materiais indicados na oficina de blogs e wikis realizada na USP. Confira aqui!
É bom lembrar que sem projeto pedagógico, o blog é uma ferramenta vazia. Por isso, ao construir um blog educativo com alunos, temos que ter em mente a proposta a ser desenvolvida que deve envolver como estratégia a interação dos alunos com outras pessoas que possam contribuir na construção do conhecimento, afinal essa é a característica inerente a ele. Alguns teóricos que fundamentam a prática da aprendizagem cooperativa, através da interação são Vygotsky, Lèvy, Freire, Primo. Sugiro a leitura da monografia que desenvolvi, juntamente com duas colegas no curso de especialização Tecnologias em Educação, pela PUC-Rio sobre Blog: a interatividade a serviço da aprendizagem cooperativa. Acesse aqui e deixe sua opinião e contribuição.

2 comentários:

  1. Oi Marli!
    Lerei com prazer as 50 páginas quando estiver de férias. Parabéns pela monografia!
    Acredita que o LI ainda está fechado? Ninguém usa. Nem sei se colocaram Internet.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli!
    Estou lendo e adorando ler o seu trabalho... quanto mais eu leio sobre os blos mais me encanto!!!
    Realmente o seu trabalho é um exemplo que faz com que cada vez mais pessoas se encantem pelas tecnologias!!!

    Um abração
    Vanessa
    http://ciberespaconaescola.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)